IMX KURO: ANTEVISÃO DO CROSSOVER ELÉTRICO DA NISSAN

O protótipo Nissan IMx KURO recentemente revelado representa um vislumbre do futuro da Mobilidade Inteligente da Nissan, a visão da empresa à mudança da forma como os automóveis são alimentados, conduzidos e integrados na sociedade.

O inovador protótipo antevê um futuro crossover totalmente elétrico e foi concebido para reforçar a ligação entre automóvel e condutor como parceiros próximos e que contribuem, em conjunto para uma condução mais segura, conveniente e emocionante.

IMx KURO utiliza tecnologia pioneira

O IMx KURO inclui a integração da tecnologia pioneira da Nissan Brain-to-Vehicle (B2V, Cérebro ao Veículo). A B2V interpreta os sinais do cérebro do condutor para auxiliar na condução e para ajudar os sistemas manuais e autónomos do automóvel a aprender com o condutor. (Sobre esta tecnologia consulte: NISSAN APRESENTOU NO CES A TECNOLOGIA BRAIN-TO-VEHICLE | Tablier.PT)

“O protótipo de crossover de emissões zero IMx KURO personifica o futuro da Mobilidade Inteligente da Nissan”, disse Jose Munoz, CPO (Chief Performance Officer) da Nissan Motor Co. Ltd. “A Mobilidade Inteligente da Nissan é o nosso compromisso para com a mudança da forma como as pessoas e os automóveis comunicam, assim como a forma como os automóveis interagem com a sociedade num futuro próximo”.

Tornar as viagens mais agradáveis

No coração das funcionalidades tecnológicas IMx KURO encontra-se a futura geração do sistema Nissan ProPILOT, que oferece uma operação totalmente autónoma. Quando o modo de condução ProPILOT é selecionado, o sistema recolhe o volante para o interior do painel de instrumentos e reclina todos os assentos, dando ao condutor mais espaço e permitindo aos ocupantes do veículo relaxar e desfrutar da sua viagem.

Quando o modo de condução manual é selecionado, o veículo devolve o volante e os bancos à posição original, transferindo facilmente o controlo de volta ao condutor.

A tecnologia B2V integrada no IMx KURO promete diminuir os tempos de reação para os condutores, começando a delinear um caminho que nos vai levar a automóveis que se adaptam constantemente à vontade do condutor, para tornar a condução ainda mais entusiasmante e aprazível.

Esta inovação da Nissan é o resultado de uma investigação sobre a utilização de tecnologia de descodificação das ondas cerebrais para prever as ações do condutor e/ou detetar desconforto.

Previsão: Ao detetar sinais que o cérebro do condutor está a iniciar o processo de envio de instruções aos membros para que executem um movimento – como por exemplo, rodar o volante ou pressionar o pedal do acelerador – as tecnologias de assistência ao condutor Nissan B2V podem entrar desde logo em ação, o que pode melhorar os tempos de reação e dessa forma ajudar na condução manual.

Deteção: Ao detetar e avaliar o desconforto do condutor, a inteligência artificial pode alterar a configuração de condução ou o estilo de condução quando o automóvel se encontra em modo autónomo.

A tecnologia B2V é o primeiro sistema no mundo do seu género. O condutor utiliza um dispositivo que mede a atividade das ondas cerebrais que são posteriormente analisadas por sistemas autónomos.

Ao antecipar os movimentos pretendidos, os sistemas podem tomar ações, como por exemplo, começar a rodar o volante ou abrandar o automóvel, 0,2 a 0,5 segundos mais rápido que o condutor, mantendo-se no entanto maioritariamente impercetíveis.

A conveniência e prazer da condução elétrica

O protótipo de emissões zero adota a nova plataforma de veículos elétricos da Nissan, concebida para uma máxima eficácia. A nova plataforma permite que o piso seja completamente plano, o que resulta num habitáculo mais amplo e numa melhoria na dinâmica da condução. Com um centro de gravidade baixo, o chassis proporciona uma condução precisa e que promete redefinir o segmento dos crossover.

O IMx KURO é impulsionado por um par de motores elétricos de alto rendimento, cada um acoplado a um dos eixos traseiro e dianteiro, o que lhe dá uma capacidade de tração integral.

Este poderoso mas silencioso grupo motopropulsor proporciona ainda mais emoção, já que os dois motores combinam-se para produzir 320kW de potência e uns fenomenais 700Nm de binário – mais do que o super desportivo Nissan GT-R! – alimentado por uma completamente nova bateria de alta capacidade que foi concebida para obter uma maior densidade energética. Esta nova bateria suporta uma autonomia de condução de mais de 600 quilómetros com um único carregamento, para que os ocupantes possam desfrutar de uma aventura mais longa sem se preocuparem com o recarregar da bateria.

Integração Inteligente Nissan

O Nissan IMx KURO também pode contribuir para as infraestruturas das cidades e das redes de energia e de comunicações de uma forma como nenhum outro automóvel antes dele foi capaz.

Por exemplo, após transportar o seu proprietário até ao aeroporto, pode estacionar-se autonomamente num local onde se pode ligar à rede elétrica e agir como uma central elétrica “virtual” devolvendo eletricidade à rede, o que representa uma extensão das suas funcionalidades de V2H (Vehicle to Home, Veículo para a Casa) e V2B (Vehicle to Business, Veículo para a Empresa). E no regresso do proprietário, o IMx KURO pode recolhê-lo no terminal do aeroporto e conduzi-lo até casa.

Todo o processo é desempenhado de forma eficiente, graças em parte à capacidade aumentada da bateria e às tecnologias de automóvel ligado, incluindo a Mobilidade Autónoma Contínua da Nissan.

Novas filosofias de design

Até agora os veículos eram concebidos com uma clara diferenciação entre o exterior e o interior. O design exterior proporciona uma sensação de segurança do exterior, enquanto o design do interior dá aos condutores um ambiente adequado para a concentração na condução.

Esta diferenciação baseada na finalidade irá provavelmente mudar com a chegada dos veículos totalmente autónomos. Os designers da Nissan procuraram redefinir o espaço interior do IMx para criar uma sensação de abertura enquanto mantêm a privacidade. Para alcançar esse objetivo, esforçaram-se por conceber um espaço que efetua a ligação entre o interior e o exterior do veículo.

Design exterior: demonstrar as características únicas dos veículos elétricos

Desde a estreia do IMx no Salão Automóvel de Tóquio que a equipa de design da Nissan, dirigida por Alfonso Albaisa,vice-presidente Sénior Global de Design, fez pequenas mas significativas alterações ao protótipo, e que lhe conferem a nova designação, KURO.

A equipa simplificou a grelha para lhe dar um carácter mais sólido e resistente e alterou a cor de branco pérola para um cinzento-escuro profundo, com jantes e frisos com acabamento a preto. A nova cor transforma o IMx dando-lhe um aspeto mais robusto e uma presença poderosa.

As principais características de design que tiveram um forte impacto em Tóquio permanecem inalteradas: o já familiar design da grelha V-motion da Nissan, as suaves linhas de caráter que se elevam e “flutuam” até ao capot e à extremidade traseira e as superfícies amplas dos guarda-lamas dianteiros que começam na grelha e se expandem suavemente para as laterais, criando uma sensação de camadas.

Design interior: espaçoso e relaxante, com simplicidade

O interior do Nissan IMx KURO cumpre com o conceito básico de espaço que também pode ser encontrado numa casa tradicional japonesa, com uma sensação de espaço aberto.

O painel de instrumentos panorâmico em OLED deste futuro crossover mostra uma vista do ambiente exterior de fundo. Um visor separado com um padrão em madeira está posicionado abaixo do painel de instrumentos e envolve o friso das portas, dando aos ocupantes uma subtil visão do exterior como se fosse através de um “shoji”, um tradicional painel de parede do Japão.

O padrão diagonal “katanagare” nos bancos foi minuciosamente traçado a laser e os encostos de cabeça – inspirados no “kumiki”, um puzzle interligado japonês feito em madeira – foram construídos num material de amortecimento à base de silicone e a estrutura foi produzida numa impressora 3D.

A inteligência artificial (IA) permite ao condutor controlar o painel de instrumentos com movimentos oculares e gestos das mãos. Esta intuitiva interface resulta em menos controlos e interruptores físicos, tornando o habitáculo do Nissan IMx Kuro simples e eficiente, aumentando assim o seu supremo conforto.

Uma antevisão de um futuro possível e entusiasmante

Unindo os três pilares da Mobilidade Inteligente da Nissan o imponente protótipo IMx KURO demonstra num único automóvel como a Nissan está a tirar partido da sua liderança global, tanto nos automóveis elétricos, como nos crossovers, para delinear os seus produtos da próxima geração.

Ponz Pandikuthira, vice-presidente de Planeamento Avançado e de Estratégia de Produto da Nissan Europa, comentou em Genebra: “Como fabricante líder a nível de automóveis elétricos, a Nissan tem o compromisso de ajudar empresas e consumidores a criar um futuro mais sustentável e onde todos possamos viver. Através da nossa Visão da Mobilidade Inteligente, estamos já hoje a transformar a forma como os nossos clientes conduzem e vivem”.

 

#TablierMagazine

Fonte: Nissan

Related posts