F1: FERRARI GANHA DUELO COM MERCEDES NO BAHREIN

Partida. Sebastian Vettel (Ferrari) arrancou bem e segurou a posição após ataque de Valtteri Bottas, em Mercedes, que passando Kimi Raikkonen (Ferrari) arrebatou a segunda posição ao inglês, logo no arranque.

Mas, se para uns as coisas correram bem, o facto é que no final da primeira volta, os Red Bull começaram a sentir problemas e os dois carros, acabaram mesmo por abandonar o Grande Prémio do Bahrein. O “azar” bateu à “porta” de Max Verstappen que embateu no Mercedes de Lewis Hamilton. Apesar de ter passado o inglês o toque na roda traseira direita foi de tal forma que esta ficou muito danificada. Max Verstappen vem à box, troca a roda, volta à pista mas algo mais não estava bem. O abandono acontece à quinta volta após um período de safety car virtual.

Na mesma volta (a segunda) Daniel Ricciardo, que na entrevista durante o build-up mostrou grande confiança para este grande prémio, dizendo que o “domingo é o melhor dia da semana”, viu o carro desligar-se por completo numa zona de aceleração. Encostou e abandonou.

Hamilton partiu bem. Saiu da nona posição da grelha de partida, devido a penalização mas, após oito voltas, já se posicionava em quarto lugar, atrás de Raikonnen a 9,141 segundos de Sebastian Vettel que liderava a prova.

Na ronda de paragens na box para trocas de pneus começaram a revelar-se as estratégias das equipas da frente. O primeiro a ir à box (volta 19) foi Sebastian Vettel deixa os supermacios e regressa à pista com pneus macios. Logo a seguir entra Kimi Raikkonen e faz troca igual.

Pouco mais tarde (volta 20) Valtteri Bottas que perseguia Vettel vai à box e troca de supermacios para médios. A troca de pneus deixa Hamilton momentaneamente na frente do pelotão, mas um decidido Sebastian Vettel ultrapassa-o, no final da reta da meta, assumindo de novo a liderança. Na sequência da ultrapassagem Lewis Hamilton vai à box e troca os pneus macios por médios.

Nesta altura com 31 voltas percorridas Vettel lidera com 4 segundos sobre Valtteri Bottas que tem atrás de si Kimi Raikkonen a 1 segundo. Hamilton mais distante, a 15 segundos do primeiro, tudo fazia para se aproximar.

Mas, as estratégias nem sempre são tudo. A 16 voltas do fim Kimi Raikkonen desiste, no pit lane. Uma troca de pneus mal calculada. O carro foi baixado antes do tempo. Uma das rodas traseiras não é mudada e o piloto, no arranque, acaba por atropelar um mecânico que foi levado para o hospital. Valtteri Bottas sobe à segunda posição e Lewis Hamilton para o terceiro lugar.

Assiste-se até ao fim da corrida a uma pressão constante de Valtteri Bottas a Sebastian Vettel que se vê obrigado a fazer uma condução defensiva. O tempo entre os dois vai diminuindo e na última volta a diferença de primeiro para segundo é de 0,446 segundos. E, à entrada da última volta, Bottas ataca no final da reta da meta, mas Vetel “fecha a porta” e consegue segurar a liderança.

Última volta com Bottas a pressionar mas Vetel consegue levar a melhor e vence o Grande Prémio do Bahrein, com 0.69 segundos de vantagem. Em terceiro um heróico Lewis Hamilton.

Em quarto lugar Pierre Gasly, cuja equipa Scuderia Toro Rosso Honda, festejou em êxtase.

 

#TablierMagazine

Foto: TSMPLUG Sports / F1.com / Ferrari

Related posts