TOYOTA GAZOO RACING APRESENTA TS050 HYBRID

A TOYOTA GAZOO Racing irá continuar a testar os limites da tecnologia de eletrificação híbrida ao enfrentar o Campeonato Mundial de Endurance FIA 2018-19 (WEC) com a mais recente evolução do carro de competição Toyota TS050 HYBRID.

Depois de um bem-sucedido programa de pré-época que incluiu 21.000 km em quatro pistas de testes e antes do primeiro evento WEC da temporada, a equipa acaba de apresentar no circuito de Paul Ricard o seu carro de competição para 2018-19, antes do prólogo de 30 horas que começa às 10h00 de amanhã e termina às 16h00 de sábado.

O 2018 TS050 HYBRID irá enfrentar uma super temporada de oito corridas de endurance com o objetivo claro de superar o desafio das 24 Horas de Le Mans, que tem escapado à marca.

Pilotos carro #7 e carro #8 confirmados

Os pilotos do carro #7 confirmados para toda a época são: Mike Conway, Kamui Kobayashi e José María López. O carro #8 ficará entregue também toda a época a Sébastien Buemi, Kazuki Nakajima e pela primeira vez numa época do WEC e na equipa Toyota, o piloto espanhol Fernando Alonso. Anthony Davidson continuará a contribuir para a equipa como piloto de reserva e desenvolvimento.

A TOYOTA GAZOO Racing pode ser o único grande fabricante na classe LMP1, mas enfrenta um desafio sem precedentes à sua tecnologia híbrida; os TS050 HYBRID terão que lutar pela vitória contra os rivais LMP1 que contam com mais 69% de energia de combustível.

Novos regulamentos para esta época dão às equipas privadas LMP1, que não usam tecnologia híbrida, 210.9MJ por volta de Le Mans em comparação com os 124.9MJ disponíveis para o Toyota TS050 HYBRID, juntamente com 8MJ de energia elétrica híbrida.

O fluxo de combustível para os TS050 HYBRID também é restrito, para 80kg por hora, comparativamente com 110kg/h dos adversários, reforçando assim a competitividade dos carros LMP1 não híbridos, que também podem competir com um peso inferior em 45kg.

Comprovar eficiência e desempenho nos limites da motorização

A TOYOTA GAZOO Racing acolhe com entusiasmo o desafio de comprovar a eficiência e o desempenho no limite da sua motorização híbrida cumprindo a missão da marca de fazer automóveis de estrada cada vez melhores.

Essa missão foi evidenciada no início deste ano com o lançamento do GR Super Sport Concept.  Um concept que foi testado em pista, que incorpora a tecnologia desenvolvida através do projeto WEC e que é composto por muitos componentes tirados diretamente do TS050 HYBRID, com destaque para a motorização eletrificada – um sistema híbrido com 1.000 cavalos de potência.

O TS050 HYBRID já definiu novos padrões de desempenho e eficiência o ano passado, com a volta ao circuito de Le Mans mais rápida de sempre, obtida com 35% menos combustível em comparação com a estreia no WEC em 2012. Os avanços na tecnologia híbrida contribuem para o desempenho em pista e no desenvolvimento de tecnologia nos Toyota de produção em série.

A recuperação de energia cinética é um fator chave para alcançar essas melhorias, com a energia gerada durante a travagem armazenada por potentes motores/geradores nos dois eixos e convertida em energia elétrica, que é fornecida durante a aceleração para economizar combustível e proporcionar um superior desempenho.

Toyota líder mundial na eletrificação automóvel

Este é o mesmo princípio dos modelos híbridos Toyota e que permitiu à marca ser líder mundial na eletrificação do automóvel, com mais 11 milhões de híbridos vendidos em todo mundo. Com o princípio de desenvolver pessoas e tecnologia, os engenheiros dos Toyota de estrada do Centro Técnico Higashi-Fuji irão integrar novamente a equipa para melhorar as suas competências.

O carro mantem-se basicamente inalterado quando comparado com o que terminou a época de 2017 com três vitórias consecutivas, no entanto, a motorização híbrida de 1.000cv foi alterada para reforçar a fiabilidade.

Pequenas melhorias ao nível aerodinâmico foram conseguidas dentro das regras de homologação, enquanto o carro 2018 possui uma camara Gentex que serve de retrovisor, e que pela primeira vez exibe a imagem num ecrã dentro do cockpit.

Tendo terminado a época passada como o carro mais rápido, o objetivo da TOYOTA GAZOO Racing é derrotar finalmente as imprevisíveis e árduas 24 Horas de Le Mans, ao mesmo tempo que luta pelos títulos do WEC. Esse desafio começa em Spa-Francorchamps, na Bélgica, no dia 5 de maio, e termina oito corridas depois, em Le Mans, entre 15 e 16 de junho de 2019.

Equipa pronta para a próxima temporada

Hisatake Murata, presidente da equipa: “Toda a equipa trabalhou muito para estar pronta para esta temporada e preparar um carro rápido e fiável. Obrigado a todos os centros técnicos da GAZOO Racing, em Higashi-Fuji e Colónia, pelo seu forte empenho. A minha meta é, claro, o centro do pódio em Le Mans e o título no WEC, mas o nosso projeto contribui com mais do que troféus para a TOYOTA; fazemos parte do esforço global da TOYOTA para produzir automóveis cada vez melhores. Começamos o projeto de competição híbrido em 2006 e naquela época aprendemos muito com os carros de estrada. Depois disso, desenvolvemos a nossa própria tecnologia de eletrificação híbrida de competição no WEC e aprendemos muito. A etapa seguinte foi devolver esse know-how e tecnologia para os carros de estrada e estamos particularmente orgulhosos de ver como os nossos esforços no WEC estão a contribuir para os futuros carros de estrada da TOYOTA, mais visivelmente com o GR Super Sports Concept. A nossa missão é ter sucesso em pista e fornecer tecnologia para futuros carros de estrada; As corridas de endurance são o ambiente perfeito para isso”.

 

Especificações técnicas do TS050 HYBRID:

Carroçaria: Material Compósito de fibra de carbono
Caixa de Velocidades:Transversal com 6 velocidade e atuação sequencial
Embraiagem: Multidisco
Diferencial: Com autoblocante viscoso
Suspensão: Independente com triângulos sobrepostos à frente e atrás, sistema pushrod
Molas: Barras de torção
Barras Estabilizadoras:À frente e atrás
Direção: Assistência hidráulica
Travagem: Sistema hidráulico com pinças monobloco de liga leve à frente e atrás
Discos: Discos em carbono ventilados
Jantes: Jantes em liga de magnésio RAYS, 13 x 18 polegadas
Pneus: Michelin radial (31/71-18)
Comprimento: 4650mm
Largura: 1900mm
Altura: 1050mm
Capacidade do depósito: 35.2kg
Motor: Bi-turbo V6 de injeção direta
Cilindrada: 2.4 litros
Potência: 368kw/500cv
Combustível: Gasolina
Válvulas: 4
Potência Elétrica: 368kw/500cv (sistema híbrido combinado à frente e atrás)
Bateria: Iões de lítio de elevado desempenho (desenvolvido pela TOYOTA)
Motor elétrico
dianteiro: AISIN AW
Motor elétrico traseiro: DENSO
Inversor: DENSO

 

#TablierMagazine

Fonte: Toyota Hybrid

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