NISSAN VAI DESENVOLVER OITO NOVOS MODELOS ELÉTRICOS

O plano de médio prazo Nissan M.O.V.E 2022 é ambicioso e prevê «a evolução das tecnologias para a liderança em automóveis elétricos, expansão da condução autónoma e prestação de serviços de mobilidade», revela a marca nipónica que acrescenta ser seu objetivo «atingir vendas de 1 milhão de automóveis eletrificados anuais – sejam modelos elétricos puros ou com a motorização Nissan e-POWER – no seu ano fiscal 2022».

O plano Nissan M.O.V.E. 2022 visa ainda o desenvolvimento de oito novos automóveis puramente elétricos, com base no sucesso do novo Nissan LEAF; o lançamento de uma ofensiva de automóveis elétricos na China sob diferentes marcas; a introdução de um mini-veículo “kei” elétrico no Japão e o lançamento de um crossover elétrico global, inspirado no Nissan IMx.

Mas o plano vai mais longe e lança um olhar sobre a eletrificação de novos modelos da INFINITI a partir do ano fiscal de 2021; equipar 20 modelos em 20 mercados com tecnologia de condução autónoma e alcançar 100% de conectividade em todos os novos automóveis Nissan, Infiniti e Datsun vendidos nos principais mercados até ao final do plano.

Philippe Klein, diretor de planeamento da Nissan, afirmou: “A nossa estratégia de produto está alinhada para posicionar a Nissan na liderança da evolução do automóvel, da tecnologia e do negócio da indústria automóvel. Os nossos esforços estão focados na materialização da Mobilidade Inteligente da Nissan, englobando os três elementos centrais da eletrificação: condução autónoma, conectividade e novos serviços de mobilidade”.

Durante a conferência de imprensa que teve lugar em Yokohama, e em conjunto com os vice-presidentes sénior Takao Asami e Ogi Redzic, que lideram respetiva e globalmente as áreas de condução autónoma e conectividade no âmbito da Aliança, Philippe Klein reafirmou que o plano de médio prazo visa impulsionar em 30% a receita anual para 16,5 biliões de ienes (127 mil milhões de euros) até o final do ano fiscal de 2022, ano em que a Nissan também planeia atingir uma margem de lucro operacional de 8% e um cash flow acumulado de 2,5 biliões de ienes (19 mil milhões de euros).

Klein prometeu alavancar os ativos em plataformas e motorizações da Renault-Nissan-Mitsubishi para apoiar os objetivos da empresa.

Eletrificação

Como parte da estratégia de eletrificação, Philippe Klein anunciou que a Nissan lançará uma ofensiva de produtos na China, liderada por um novo automóvel elétrico do segmento C ainda este ano, utilizando a tecnologia do Nissan LEAF. A ofensiva do produto também incluirá um EV acessível através da joint-venture da Aliança na China, a eGT New Energy Automotive. Este novo automóvel elétrico, acessível, será desenvolvido em conjunto pela Aliança e pela Dongfeng com base numa plataforma de SUV do segmento A.

Mais dois automóveis elétricos estão a ser desenvolvidos sob a marca Venucia

A Nissan continuará também a expandir tecnologia e-POWER, já comercializada no Nissan Note e Nissan Serena no Japão. Mais de 129.000 Nissan Note e-POWER foram vendidos no Japão no primeiro ano, o que significa que mais de dois terços dos clientes Note optaram pela motorização e-POWER versus as motorizações tradicionais.

A marca prevê que os automóveis eletrificados – incluindo automóveis elétricos puros e e-POWER – representarão 40% das vendas da empresa no Japão e na Europa até 2022 e 50% até 2025. Nos EUA, a expectativa é de 20 a 30% até 2025, enquanto na China as previsões da Nissan apontam para 35 a 40% das vendas.

A INFINITI, a marca de luxo da Nissan, vai acelerar também a tendência de eletrificação, com os novos modelos automóveis elétricos puros ou utilizando a tecnologia e-POWER a partir do ano fiscal de 2021. Até 2025, a INFINITI espera que os automóveis eletrificados representem 50% de suas vendas globais.

Condução autónoma

Como parte da sua estratégia para sistemas de condução autónoma, a Nissan anunciou planos para implementar a tecnologia ProPILOT em 20 modelos em 20 mercados até 2022. A empresa espera vender anualmente 1 milhão de automóveis equipados com o sistema ProPILOT até 2022. Em paralelo este sistema irá evoluir para a condução autónoma em várias faixas e incluir capacidade de navegação até ao destino. As novas funcionalidades serão introduzidas no Japão no âmbito de um projeto piloto dentro de um ano.

Takao Asami comentou: “Com base na tradição da Nissan de fornecer tecnologias de segurança pioneiras, continuamos a evoluir a tecnologia autónoma no sentido de mãos-livres, olhos-fechados e convivência em todos os ambientes de tráfego. Já temos mais automóveis na estrada com capacidades semi-autónomas do que qualquer outro fabricante de automóveis, e continuaremos a aprender com essa experiência para trazer mais benefícios aos nossos clientes”.

Conectividade e serviços de mobilidade

A Redzic anunciou o objetivo de oferecer conectividade para 100% dos automóveis novos da Nissan, INFINITI e Datsun vendidos nos principais mercados, o que será materializado com o lançamento da Alliance Connected Cloud.

“A Alliance Connected Cloud permitirá que todas as empresas da Aliança integrem a gestão de dados dos seus automóveis ligados em rede, futuros, atuais e passados, e quer os novos modelos, quer aqueles que já estão na estrada”, disse Ogi Redzic. “Esta nuvem apoiará os serviços de infoentretenimento, bem como um sistema de comunicação único para facilitar as atualizações over the air para todos os automóveis”.

A Alliance Connected Cloud fornecerá também a base para a expansão de serviços em rede e de mobilidade da Nissan, incluindo a gestão de automóveis robô e de serviços de táxi. A Nissan está a testar em condições reais e com o seu parceiro DeNA o primeiro serviço de táxi robô, chamado “Easy Ride”, desde o início deste mês. Em 2020, a Nissan pretende fornecer serviços comerciais diretamente aos seus clientes.

Galeria de Fotografias:
Nissan IMx KURO

previous arrow
next arrow
PlayPause
Slider

Vídeos relacionados:

Introducing the new Nissan IMx concept, the future of Nissan Intelligent Mobility (legendas em inglês, disponíveis)

Introducing Nissan’s Brain-to-Vehicle Technology at CES 2018 (legendas em inglês, disponíveis)

#TablierMagazine

Fonte: Nissan

Related posts