KIA VENDEU 5 MILHÕES DE SPORTAGE

O 25.º aniversário do modelo Sportage da Kia fica assinalado com o anúncio, pela marca sul-coreana, de que as vendas mundiais deste SUV atingiram os 5 milhões de unidades. O Sportage introduziu, à época, o conceito “Urban SUV”, pela mão da Kia e, nos dois últimos anos 2016 e 2017, foi o modelo mais vendido da marca. Arrecada ainda outro recorde: a atual geração atingiu 1 milhão de unidades vendidas em 29 meses. Em Portugal a carreira deste SUV também é brilhante, com a comercialização de 8.713 unidades em 22 anos.

Kia Sportage: o best-seller

Lançado no mercado em 1993 e com quatro gerações deste então, o best-seller da Kia alcançou este marco no ano em que celebra os seus 25 anos. O último modelo, introduzido em 2016, revela-se o mais popular de sempre, com uma média mundial de vendas de 38.000 unidades por mês em 2017.

“Estamos extremamente orgulhosos por termos alcançado este número de produção com o nosso modelo mais vendido no mundo. A continuada e crescente popularidade do Sportage demonstra as suas capacidades e a força da sua atração perante compradores em mercados de todo o mundo”, comenta Ho Sung Song, vice-presidente Executivo da Divisão de Operações Globais da Kia Motors.

“Desde 1993, o Sportage conseguiu tornar-se a referência no segmento dos SUV compactos, com um sucesso que acabou por levar à criação de uma abrangente e diversificada gama de SUV e Crossovers da Kia – com outros novos modelos já previstos no futuro”, sublinha este responsável da marca.

Carreira do Sportage também é um sucesso em Portugal

Portugal não tem sido exceção nesta carreira de sucesso. O Sportage foi um modelo percursor do conceito SUV no nosso país, numa altura em que as opções eram praticamente inexistentes e colocando a Kia num plano de inovação perante o consumidor nacional. Desde o seu lançamento, em 1995, este best-seller vendeu já 8.713 unidades. A atual geração tem multiplicado esta popularidade: desde o lançamento, em Março de 2016, registando 1.365 unidades vendidas, o que o coloca como um dos SUV mais vendidos da sua classe.

O Sportage fez a sua primeira aparição mundial no Salão de Tóquio de 1991, introduzindo o conceito de “Urban SUV” pela primeira vez. Este protótipo marcou o arranque de um projeto de SUV compacto e prático, adequado a uma variedade de utilizações. A primeira geração do Sportage traduziu-se num sucesso imediato, registando vendas superiores a 500.000 unidades durante o seu ciclo de vida.

A “saga” Sportage saldou-se, de resto, por um sucesso consistente ao longo das gerações seguintes: a segunda vendeu 1.223.776 unidades em apenas sete anos, enquanto a terceira não precisou de mais do que quatro anos para superar o milhão de vendas.

Fabricado em Žilina, Eslováquia

A fábrica europeia da Kia, em Žilina, Eslováquia, produziu três gerações do Sportage, começando com a segunda, em 2007. Desde então, perto de 1,4 milhões de unidades do Sportage foram produzidas na Europa: 104.500 da segunda geração, 707.500 da terceira e 492.000 do modelo atual, que começou a ser fabricado no final de 2015.

Em 2016 e 2017, o Sportage ultrapassou o Rio, do segmento B, como o modelo mais vendido da marca em todo o mundo. As vendas do Sportage em Janeiro e Fevereiro deste ano – 36.632 e 32.930 unidades, respetivamente – contribuíram para este feito inédito.

Kia Sportage: quatro gerações de sucesso

A atual geração do Sportage, a quarta, apresenta um design elaborado e sofisticado – os prémios “iF Design” e “red dot”, entre outros, têm sido uma constante do reconhecimento estético. Ao mesmo tempo destaca-se pela tecnologia oferecida e pela gama de motores e transmissões, que na quarta geração é a mais ampla diversificada de sempre.

A unidade 1 milhão da quarta geração do Sportage foi vendida em Janeiro, apenas 29 meses após o lançamento.

 

Fonte: Kia Portugal

Related posts