GOODYEAR: EAGLE 360 URBAN O PNEU DO FUTURO

A tecnologia está em constante mutação. Neste sentido as marcas nas mais diversas áreas, mas principalmente as que estão ligadas ao mundo automóvel, à mobilidade, e à sustentabilidade do ambiente, procuram soluções cada vez mais… inteligentes.

Dizemos inteligentes porque a Goodyear avançou para um patamar diferente. Para a conceção de um pneu protótipo a que chama o pneu do futuro que «poderá sentir, decidir, transformar-se e interagir», revela em comunicado.

Goodyear quer revolucionar a interação entre pneus e veículos

A Goodyear revelou a sua visão de longo prazo para os pneus inteligentes e conectados do futuro. Num ecossistema de mobilidade em permanente evolução, marcado pela transição para os automóveis sem condutor e para as soluções de mobilidade partilhada em ambiente urbano, a Goodyear pretende revolucionar a interação entre pneus, veículos e o que os rodeia. Neste sentido, apresentou o Eagle 360 Urban, o mais recente protótipo de pneu, no Salão Internacional do Automóvel de Genebra. Esta esfera impressa em 3D é o primeiro protótipo de pneu animado por Inteligência Artificial e capaz de sentir, decidir, transformar-se e interagir.

Pneu vai aprender a adaptar-se

“Vai ter lugar uma revolução na interseção entre autonomia, mobilidade e conectividade. À medida que tal for acontecendo, a tecnologia de pneus será ainda mais importante do que aquilo que é hoje. Para circularem em segurança no seu meio ambiente, os veículos autónomos do futuro necessitarão de aprender a lidar com os milhões de possíveis circunstâncias desconhecidas que enfrentamos quotidianamente quando conduzimos. Para tal, necessitarão de aceder a dados e de desenvolver a capacidade de aprender de adaptar-se”, afirmou Jean-Claude Kihn, presidente da Goodyear para a Europa, Médio Oriente e África.

O ano passado, com o pneu protótipo Eagle 360, a Goodyear apresentou uma esfera única e multidirecional para satisfazer as exigências da condução autónoma, através de maiores níveis de conforto, segurança e manobrabilidade. As positivas reações de que foi alvo encorajaram a levar ainda mais além este conceito.

Inteligência Artificial na base do Eagle 360 Urban

Este ano, com o Eagle 360 Urban, a empresa volta a transpor fronteiras e a superar os limites, com o objetivo de ilustrar uma visão do que poderá vir a ser o futuro. Animado por Inteligência Artificial, a Goodyear dota este pneumático protótipo de um “cérebro”. Combinado com uma pele biónica e um piso mutante, o Eagle 360 Urban tem a capacidade de por o conhecimento em prática. O pneumático passará a fazer parte do ‘sistema nervoso’ do veículo e do mundo conectado da Internet das Coisas. Dessa forma, está preparado para rapidamente se adaptar às alterações das circunstâncias, assim como às necessidades da MaaS, ou Mobility as a Service (mobilidade enquanto serviço), tanto para as frotas como os seus utilizadores.

O Eagle 360 Urban conta com uma pele biónica com uma rede de sensores que permite que o protótipo de pneu comprove o seu próprio estado e compile informação acerca do ambiente que o envolve, incluindo a superfície da estrada. Através da conectividade com outros veículos, assim como com a infraestrutura, o tráfico e os sistemas de gestão de mobilidade, está também apto a capturar informação relativa à sua própria envolvência em tempo real.

Eagle 360 Urban decide a ação mais apropriada

Através da combinação destas fontes de informação, e do seu processamento instantâneo mediante redes neurais programadas com complexos algoritmos de aprendizagem, o pneu decide a ação mais apropriada. Animado por Inteligência Artificial, a partir das ações anteriores, aprende como otimizar as respostas futuras.

Fabricada em polímero superelástico, a pele biónica do pneu possui uma flexibilidade similar à da pele humana, permitindo-lhe expandir-se e contrair-se. Esta camada exterior cobre um material esponjoso suficientemente resistente para se manter flexível apesar do peso do veículo. Graças à sua flexibilidade, os elementos atuadores existentes sob a superfície do pneu, que atuam como músculos humanos, movem as secções individuais que compõem o desenho da banda de rolamento, adicionando cavidades para condições de piso molhado, ou alisando o piso para condições de piso seco. Deste modo, é implementado um novo piso com uma área de contato mais segura.

Fazendo uso deste piso mutante, o pneu transforma-se e adapta-se às também variáveis condições da estrada e ambientais. O pneu protótipo pode, então, interagir para partilhar a informação que recolheu, a ação correspondente e o respetivo êxito com outros com outros veículos e todos os elementos que compõem a Internet das Coisas.

Quando a pele biónica do pneu está danificada, os sensores na banda de rolamento podem localizar o furo. O pneumático roda, então, para criar uma diferente superfície de contato. O que reduz a pressão sobre o furo e permite que se inicie o processo de autorreparação. Este é conseguido graças a materiais especificamente concebidos para poderem fluir para o furo. Reagem física e quimicamente entre si para criar novas ligações moleculares, que reparam o furo.

Estudantes da escola ISD Rubika criaram o veículo Vision UMOD

Esta nova geração de pneus criará valor acrescentado para os nossos clientes e fabricantes de veículos que montam os nossos pneus como equipamento original, e para os fornecedores de MaaS ou Mobility as a Service (mobilidade enquanto serviço) em permanente evolução, através da maximização do tempo de operação e da disponibilização de manutenção proactiva.

Para o condutor comum de todos os dias, oferecerá uma experiência melhorada através da adição de uma nova dimensão de performance de segurança e das capacidades de aprendizagem da condução autónoma.

Este ano, a Goodyear convidou estudantes da escola francesa de design ISD Rubika a conceber e desenvolver um protótipo de veículo feito à medida para o pneu protótipo Eagle 360 Urban. Trabalhando muito de perto com os designers da Goodyear, os estudantes criaram o Vision UMOD, um veículo para as cidades do futuro e adaptado às necessidades da mobilidade do futuro.

Caraterísticas fundamentais e principais benefícios

A unidade de Inteligência Artificial atua como o ‘cérebro’ do pneu e permite-lhe:

– Sentir continuamente as condições da estrada e do ambiente circundante em tempo real, e verificar o seu próprio estado em tempo real.

– Processar a informação captada através das redes neurais treinadas com complexos algoritmos de aprendizagem, para decidir o que fazer e aprender para situações futuras.

– Transformar-se utilizando o seu próprio piso mutante e a interface pneu/veículo.

– Interagir com outros veículos e todos os elementos que compõem a Internet das Coisas para partilhar a informação que recolheu e as lições aprendidas.

A alta capacidade sensorial da pele biónica do piso, com sua rede de sensores, captura informação sobre as condições da estrada e meteorológicas, transmitindo-a:

– ao pneu, para otimizar a mutação do piso.

– ao ‘sistema nervoso’ do veículo, para melhorar a travagem, a maneabilidade e a eficiência do automóvel.

– a todos os elementos que compõem a Internet das Coisas, para informar outros pneus e veículos que se espera circulem pela mesma estrada.

O piso mutante inteligente prepara o veículo para o inesperado, proactivamente proporcionando segurança em qualquer circunstância. Dependendo das condições meteorológicas e da estrada, o desenho do piso mais apropriado surge de forma autónoma com o auxílio da pele biónica do pneu.

A pele biónica permite a autorreparação. E, em combinação com a unidade de Inteligência Artificial, mede o desgaste atual e prevê o desgaste futuro, para permitir a gestão autónoma do pneu, permitindo uma manutenção preditiva e proactiva. O que maximiza o tempo de operação e a segurança, oferecendo a todo o momento uma experiência de utilização melhorada, em termos de mobilidade, aos fornecedores de Mobility as a Service (MaaS).

A forma esférica move-se em todas as direções e contribui para o conforto, a segurança e a manobrabilidade, de forma a ajustar-se às exigências da mobilidade autónoma e da mobilidade enquanto serviço. A forma também de adapta às limitações de espaço nas cidades inteligentes (lugares de estacionamento mais pequenos, circulação em fila, manobrabilidade, facilidade de substituição…).

[Vídeo]

Goodyear Eagle 360 Urban and RUBIKA Vision UMOD

https://www.youtube.com/watch?v=KAdw09M-F-g​

Fonte: Goodyear

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