COMEÇOU A TEMPORADA MOTO GP

MotoGP

Andrea Dovizioso venceu o GP do Qatar

O piloto de MotoGP Andrea Dovizioso, da Ducati Team, venceu a primeira prova do Campeonato do Mundo de MotoGP que teve lugar hoje no Qatar.

O Grande Prémio do Qatar correu-se no Losail International Circuit e começou da melhor maneira com o italiano da Ducati a discutir a vitória com o espanhol Marc Marquez, da Honda. A vitória foi decidida nos últimos metros da corrida, quase em cima da linha de meta com a Ducati a “puxar dos galões” e na aceleração, à saída da última curva, relegou a Honda para o segundo lugar. 0.027 segundos foi a diferença entre primeiro e segundo. Dir-se-ia que Dovizioso facilitou uma passagem a Marquez mas, de forma controlada e premeditada, para resolver a corrida sem surpresas.

Andrea Dovizioso partiu do quinto lugar da grelha de partida e fez uma corrida sempre a “puxar” mesmo depois de ter caído para oitavo. Da pole position saiu Johann Zarco que acabou na oitava posição. Embora tenha feito uma corrida equilibrada, e o resultado não espelhe o seu empenho, acabou por não conseguir manter o andamento que mostrou durante grande parte da prova – em linha com o record do circuito que bateu na qualificação – mas, perto do final, sucumbiu aos ataques dos pilotos que acabaram no top 3.

A corrida teve vários momentos altos, com muitas disputas, mas foram Valentino Rossi, em Yamaha (terceiro), Marc Marquez e Andrea Dovizioso os protagonistas da prova que foi liderada até cinco voltas do final por Johann Zarco, em Yamanha Tech 3.

Incontornável a forma física do “veteraníssimo” Rossi, que atacou muito forte desde o arranque da corrida – saindo da 3ª fila da grelha – pecando num ataque que lhe custou diversas posições, numa fase em que discutia a 2ª posição. Mesmo assim, melhor que o colega de equipa e, sobretudo, a mostrar aos companheiros que ainda está na luta e a entusiasmar a legião de fãs do “The Doctor”.

De salientar que a melhor volta foi de Johann Zarco com 1’53.680 – 170.3 km/h

 

Classificação MotoGP

Moto2

A categoria intermédia do Moto GP, a Moto2 teve, igualmente, a primeira prova do Campeonato hoje no Losail International Circuit, no Qatar. O vencedor foi o italiano Francesco Bagnaia, enquanto o piloto Miguel Oliveira, em KTM, conseguiu o 5.º lugar.

A ronda inaugural da temporada é muito importante para o piloto português que este ano joga cartada decisiva para a manutenção no campeonato, sendo considerado um dos favoritos.  No entanto, o fato de ter ficado retido no meio do pelotão fez com que perdesse andamento e o contato com os pilotos da frente. Daí terminar num “pouco saboroso” quinto lugar, mas ainda agora a temporada começou e muito há para rolar.

Francesco Bagnaia assumiu a liderança depois de troca de posições com Lorenzo Baldassarri, que detinha a pole position e Alex Marquez, que terminaram a prova, respetivamente, em segundo e terceiro lugar.

A corrida para o italiano foi quase um passeio pois liderou durante 20 voltas, gerindo os “ataques” da concorrência.

Interessante duelo perspetivou-se entre Alex Marquez e Matia Pasini (que terminou em quarto lugar), ambos em Kalex, quando o primeiro começou a ter problemas de travões. Tal não veio a acontecer com Alex Marquez a segurar bem a posição, não dando possibilidade a que Matia Pasini, ou mesmo Miguel Oliveira, seguissem “caminho” em direcção ao pódio.

 

Classificação Moto2

 

Classificação Moto3

Fonte: MotoGP, Miguel Oliveira#44 Official Website

Related posts