CONHEÇA O OPEL GRANDLAND X

O Opel Grandland X é o terceiro modelo da linha X da Opel e segue-se ao Mokka X e ao Crossland X. Carateriza-se pela elegância de linhas, espaço, e pelo equipamento completo que integra os mais modernos sistemas de assistência à condução. Aliás, segundo a marca, o máximo conforto declina-se na versão Ultimate que «oferece tecnologias de topo», refere. Nos exigentes testes da Euro NCAP o Opel Grandland X obteve a classificação máxima de cinco estrelas.

Opel-Grandland-X-502089
Opel-Grandland-X-502089
Opel-Grandland-X-307320
Opel-Grandland-X-307320
Opel-Grandland-X-502082
Opel-Grandland-X-502082
Opel-Grandland-X-307402
Opel-Grandland-X-307402
Opel-Grandland-X-500018
Opel-Grandland-X-500018
Opel-Grandland-X-500017
Opel-Grandland-X-500017
Opel-Grandland-X-307325
Opel-Grandland-X-307325
Opel-Grandland-X-307331
Opel-Grandland-X-307331
Opel-Grandland-X-502102
Opel-Grandland-X-502102
Opel-Grandland-X-502103
Opel-Grandland-X-502103
Opel-Grandland-X-502084
Opel-Grandland-X-502084
previous arrow
next arrow
PlayPause

Novo motor 2.0 Turbo D e versão Ultimate

A gama Grandland X recebe na primavera um novo motor topo de gama 2.0 Turbo D, a gasóleo, que debita 177 cv de potência e surge aliado a uma nova caixa automática de oito velocidades (consumos NEDC: urbano 5,3-5,3 l/100 km, extraurbano 4,6-4,51 l/100 km, misto 4,9-4,81 l/100 km, 128-1261 g/km CO2). Ao mesmo tempo, a Opel lança um novo nível de equipamento designado Ultimate.

Trata-se de uma versão de topo criada para quem exige patamares muito elevados de conforto. Do equipamento de série fazem parte tecnologias avançadas, nomeadamente o Alerta de Colisão Dianteira Iminente com deteção de peões e Travagem Automática de Emergência, os faróis AFL compostos por LED e o ‘Advanced Park Assist’ com câmara 360º. Os bancos dianteiros forrados a couro, certificados pelos especialistas alemães da associação AGR, contribuem decisivamente para atingir o máximo conforto.

Outras tecnologias disponíveis são o Alerta de Saída de Faixa, Reconhecimento de Sinais de Trânsito, Programador de Velocidade inteligente, Assistência ao Arranque em Planos Inclinados e infoentretenimento IntelliLink com múltiplas funções. De destacar que o IntelliLink Navi 5.0, de série no Ultimate, é compatível com Apple CarPlay e Android Auto, e está dotado de ecrã tátil de oito polegadas. Os telemóveis mais modernos podem receber carga por indução. Também de série é o sistema de som de alta-fidelidade com assinatura Denon, que possui rádio DAB+.

Dinâmica avançada

O novo Opel Grandland X é tão dinâmico como parece e garante, acima de tudo, segurança em todas as situações e tipos de piso. O sistema eletrónico de controlo de tração IntelliGrip maximiza a aderência das rodas motrizes, oferecendo ao condutor a possibilidade de optar entre cinco modos de funcionamento que adaptam a distribuição de binário ao trem dianteiro. O sistema está desenhado para assegurar os níveis mais elevados de tração independentemente das condições do piso, seja em neve, lama, areia ou alcatrão molhado.

O Grandland X também disponibiliza um leque alargado de novas tecnologias que prestam muito útil assistência à condução, elevando substancialmente os patamares de conforto e de segurança. São os casos do Alerta de Colisão Dianteira Iminente, com Travagem de Emergência Automática e Deteção de Peões, Alerta de Cansaço do Condutor, Assistência Avançada ao Estacionamento e Câmara 360 graus. Além destes, o sistema de Programador de Velocidade Automático com função de paragem, que mantém velocidade e distância constante para o veículo da frente e trava (até imobilizar) ou acelera o Grandland X quando necessário, proporcionam um nível de segurança ainda mais elevado. Os padrões referenciais de segurança do novo SUV da Opel foram corroborados pelo Euro NCAP, que lhe atribuiu a classificação máxima de cinco estrelas, com notas altas em todas as quatro categorias de segurança: proteção de ocupantes adultos, proteção de ocupantes infantis, proteção de peões e sistemas de assistência à condução.

A nova proposta alemã possui faróis dianteiros AFL (Adaptive Forward Lighting) integralmente compostos por LED, que são de série na nova versão Ultimate. Funções como luz de curva, comutação automática médios-máximos e nivelamento automático garantem a melhor iluminação da estrada em todas as situações.

Três motorizações disponíveis

No que diz respeito a motorizações é possível a escolha entre três propulsores que se destacam pelas baixas emissões de CO2. Estes motores podem ter acoplados a moderna caixa manual de seis velocidades ou uma caixa automática de atrito otimizado, também de seis velocidades. O 2.0 Turbo D surge exclusivamente com uma nova caixa automática de oito velocidades, de funcionamento especialmente suave.

Este motor debita 177 cv de potência às 3750 rpm e elevado binário de 400 Nm às 2000 rpm. Consegue acelerar de zero a 100 km/h em apenas 9,1 segundos e a velocidade máxima é de 214 km/h. (Consumos NEDC: urbano 5,3-5,3 l/100 km, extraurbano 4,6-4,52 l/100 km, misto 4,9-4,82 l/100 km, 128-1262 g/km CO2).

O 1.6 Turbo D, a gasóleo, debita 120 cv e entrega o binário máximo de 300 Nm às 1750 rpm (consumos NEDC: urbano 5,1-4,7 l/100 km, extraurbano 4,2-3,5 l/100 km, misto 4,6-4,4 l/100 km, emissões CO118-104 g/km).

O 1.2 Turbo com injeção direta de gasolina, construído em alumínio, debita 130 cv de potência e binário máximo de 230 Nm às 1750 rpm (consumos NEDC: urbano 6,4-6,0 l/100 km, extraurbano 4,9-4,5 l/100 km, misto 5,5-5,1 l/100 km, emissões CO127-117 g/km).

Dinâmico, elegante e confortável

A elegância das linhas da carroçaria e do habitáculo partem de proporções certas que tornam este SUV particularmente atraente. Com 4,477 metros de comprimento, 1,856 m de largura (sem espelhos) e 1,609 m de altura, exibe uma grelha dianteira com duas barras salientes que ‘seguram’ o logótipo da Opel e alargam-se para os faróis para rematar em luzes diurnas LED que dão forma à tradicional assinatura de ‘dupla asa’ da Opel. No capot dianteiro, o também tradicional vinco central é uma expressão da filosofia de design da Opel “Arte escultural aliada à precisão alemã”.

No perfil lateral destaca-se a articulação de detalhes musculados offroad com linhas elegantes. Os grandes arcos de rodas e as proteções de carroçaria em plástico, nomeadamente ao nível das embaladeiras, contrastam com linhas e formas bem definidas que identificam este automóvel com os restantes elementos da família de produtos Opel. A carroçaria pode assumir pintura a duas cores, com tejadilho em preto. Um dos pormenores de design marcantes é o formato do pilar C, criando uma ligação dinâmica entre as seções superior e inferior da carroçaria. Na traseira, o porte largo é acentuado por grupos óticos estreitos, colocados horizontalmente em posição elevada.

A elevada qualidade é transposta igualmente para o interior. O tablier e a consola central, com um grande ecrã tátil, formam uma conjunto harmonioso que está orientado para o condutor. A consola possui três níveis distintos de comandos, dispostos horizontalmente, para acesso rápido e intuitivo às principais funções de infoentretenimento, climatização e dinâmica.

Os materiais são de qualidade superior, contribuindo decisivamente para o excelente ambiente que se vive a bordo. Condutor e ocupantes sentam-se em bancos em posição elevada, tipicamente SUV, o que facilita entradas e saídas, além de garantir boa visibilidade para o exterior. O Grandland X pode ainda receber um grande tejadilho panorâmico em vidro. Outro importante equipamento de conforto são os bancos ergonómicos certificados pela agência alemã de especialistas AGR. E no inverno torna-se especialmente útil o aquecimento do volante e dos bancos dianteiros e traseiros.

A bagageira tem capacidade que vai de 514 a 1652 litros. Neste domínio, o novo SUV da Opel rivaliza com as station wagon compactas. O comando da tampa é elétrico e pode ter sensor de pé para abrir e fechar automaticamente.

Tal como em todos os Opel, também o Grandland X está equipado com sistemas avançados de informação e entretenimento, compatíveis com Android Auto e Apple CarPlay para integrarem funções de dispositivos móveis que lhes sejam ligados. Registe-se que o sistema de apoio em viagem e em emergência OnStar faculta um hotspot 4G de ligação à Internet e passou a oferecer serviços adicionais de ‘assistente pessoal’ de procura de estacionamento e reserva de hotéis.

Os telemóveis podem ser recarregados por indução, sem fio. Para os mais exigentes, a Opel desenvolveu, em parceria com a Denon, um conjunto de oito altifalantes e subwoofer.

Veja o vídeo:

Tablier Magazine

Fonte: Opel Portugal

Related posts

Leave a Comment