UX O “EXPLORADOR URBANO” DA LEXUS

O primeiro crossover compacto da Lexus – UX – teve estreia mundial na 88.ª edição do Salão Internacional do Automóvel de Genebra que termina no próximo dia 18 de março. Segundo a marca o UX é um «“Explorador Urbano” que oferece uma nova abordagem e estilos de vida de luxo» com «execução estilizada e distintiva do design exterior», sustenta em comunicado.

O Lexus UX é ainda o primeiro modelo a ser construído sobre a nova plataforma de Arquitetura Global GA-C que assegura centro de gravidade mais baixo, na sua classe, e rigidez excecional garantindo uma experiência de condução ágil.

UX = design arrojado, superior qualidade artesanal e tecnologia imaginativa

Chika Kako, engenheira-chefe do UX, comenta a propósito deste novo modelo: “desde o início concentrei-me no cliente-alvo – com cerca de 30 anos, homens e mulheres millennials –, e tentei entender como esse destinatário esperaria que um veículo compacto premium mudasse a sua vida e permitisse novas experiências. Foi o que nos levou ao conceito geral do UX enquanto Explorador Urbano Criativo – um novo género de crossover”.

“O design ainda é o principal motivo de compra de um automóvel, porque é o design que deixa a promessa ao cliente do que o carro pode oferecer. Com o UX, a equipa de design criou um estilo que oferece a forte sensação de segurança que separa os crossovers dos hatchback, combinando-o com uma dimensão muito dinâmica”.

“Também nos concentrámos em dar ao UX uma sensação de condução distinta que pudesse ter impacto no cliente. Eu queria mudar a imagem habitual do crossover de carroçaria alta que exige cuidados ao manobrar e oferecer um carro com um desempenho ágil e uma excelente manobrabilidade que o tornam mais fácil de conduzir, tal como um hatchback“.

O UX é o novo modelo de entrada para a Lexus e é fértil em qualidades que definem a marca: design arrojado, superior qualidade artesanal e tecnologia imaginativa.

Comandadas pela engenheira-chefe Chika Kako e o designer-chefe Tetsuo Miki, as equipas de desenvolvimento trabalharam em estreita colaboração para produzir um veículo em que o exterior e o interior pudessem estar quase perfeitamente ligados. A carroçaria elegante, notável pelos seus impressionantes flancos dianteiros e traseiros, abriga um habitáculo com um cockpit orientado para o condutor e um espaço aberto e relaxante para os passageiros.

Novos motores e sistema híbrido – self-charging hybrid

Ainda que consiga oferecer uma visão dominante para quem está ao volante, o UX oferece uma posição de condução que faz com que este crossover proporcione uma experiência de condução ágil e mais próxima da de um hatchback do que o que é habitual num SUV.

O UX chega também com uma série de inovações técnicas, incluindo a primeira utilização da nova plataforma de Arquitetura Global GA-C que possibilita uma rigidez estrutural fundamental e um centro de gravidade baixo, garantindo excelente estabilidade e qualidade de rolamento. Há também a assinalar o recurso a novas motorizações: um novo motor a gasolina de 2.0 litros que colhe as vantagens de uma elevada eficiência térmica em termos de economia de combustível e de prestações; e um novo sistema híbrido – self-charging hybrid – de potência mediana, de quarta geração.

Lexus RC 300h F SPORT também com novidades em Genebra

As linhas atléticas do coupé Lexus RC 300h F SPORT ganham um impacto visual ainda mais impressionante na nova versão especial Black Edition, revelada pela primeira vez no Salão Internacional do Automóvel de Genebra de 2018.

Como o seu nome indica, o Black Edition concentra-se num visual dinâmico e misterioso com uma variedade de novos elementos de estilo em negro, com inspiração na densa cor da tinta sumi japonesa usada há séculos na pintura e na caligrafia tradicionais.

A grelha fusiforme F SPORT, com o padrão de malha graduada com o motivo “L”, tem novo acabamento cromado escuro, conforme é igualmente visível nos novos faróis de nevoeiro LED com desenho circular que foram posicionados nas margens da secção da grelha inferior, tornando ainda mais forte a assinatura de iluminação frontal deste modelo.

As jantes de liga leve de 19 polegadas têm um acabamento negro mate, enquanto as molduras das janelas são feitas em aço inoxidável, combinando com a pintura metalizada Graphite Black.

No habitáculo, os bancos e o volante são forrados em couro negro e liso, com os detalhes a aparecer no contrastante pesponto alaranjado. Há ainda novas inserções em madeira nos painéis das portas com uma cor negra profunda obtida através da coloração com tinta sumi.

O RC F SPORT Black Edition é locomovido pela motorização eletrificada – self-charging full hybrid – da Lexus, que combina um motor a gasolina de 2,5 litros com um potente motor elétrico, gerando um rendimento máximo do sistema de 223 cv. Suave e com boa resposta, ainda que altamente eficiente, oferece uma economia de combustível de 5,0 litros/100 km e emissões de COde 116 g/km no ciclo combinado.

Novo Lexus RX L: luxo e flexibilidade melhorada

Presente também no Salão Internacional do Automóvel de Genebra o Lexus RX L é o primeiro modelo da marca de luxo da Toyota com 7 lugares (3.ª fila de bancos eletricamente rebatíveis de série).

Com habitáculo confortável e acolhedor o novo RX L está equipado com bancos em pele e controlo climático de 3 zonas e o portão traseiro é elétrico/inteligente.

Está disponível com motor a gasolina V6 nos mercados do leste europeu a partir de fevereiro de 2018 e com motorização eletrificada – self-charging full hybrid – na Europa Ocidental e Central a partir do próximo mês de maio.

TablierMagazine

Fonte: Toyota Caetano Portugal

Related posts