SEM VOLANTE NEM PEDAIS

No Salão Automóvel de Genebra (6 a 18 março), num evento com a assinatura Volkswagen, foi feita a apresentação mundial do I.D. VIZZION concept car – o novo produto estrela da família de elétricos I.D. Com o I.D. VIZZION, a Volkswagen define o carro de “amanhã” e “depois”: condução autónoma, controlo intuitivo via realidade aumentada e aprendizagem adaptativa graças à inteligência artificial. O I.D. VIZZION proporciona uma nova dimensão a nível de conforto, conveniência, segurança e sustentabilidade.

O chefe de design da Volkswagen, Klaus Bischoff, explica o I.D. VIZZION.

Klaus Bischoff começou em 1989 o desenho de interiores para a Volkswagen. Desde 2007 é o responsável pelo design da marca Volkswagen. Hoje trazemos, numa tradução livre, uma conversa com ele acerca do novo I.D. VIZZION.

A família I.D. da Volkswagen tem um novo elemento: o I.D. VIZZION, um carro sem volante e sem pedais. Como é que um condutor actual de um GOLF pode imaginar um passeio no I.D. VIZZION?

A gama I.D. compreende o I.D., o I.D. BUZZ e o I.D. CROZZ que traduzem a nossa visão para um futuro próximo – mobilidade eléctrica, totalmente desenvolvida, do mais alto nível. O I.D. VIZZION vai um passo adiante. O futuro do futuro, por assim dizer. Uma nova dimensão em termos de mobilidade, livre de quaisquer restrições.

Claro que é uma sensação muito estranha, a primeira vez que entra num carro que não tem volante ou pedais. Onde estou? Será que entrei, realmente, na frente? E, a partir daí, torna-se claro que este carro não possui limites. Com o I.D. VIZZION, chego ao meu destino, relaxadamente, em primeira classe, sem ter que intervir.

Então, a deslocação para o trabalho ou a ida ao supermercado serão momentos para relaxar?

Basta pensar em quantos quilómetros percorremos hoje, como condutores, envolvidos, de forma concentrada e atenta. Então percebemos o potencial de descompressão que nos pode advir da mobilidade futura.

Como o I.D. VIZZION pode assegurar a deslocação para o supermercado de forma autónoma, o condutor habitual pode usar o tempo para fazer outras coisas. E também não precisa de uma lista de compras porque o seu carro sabe o que precisa da loja – o frigorífico já terá enviado o pedido.

O I.D. VIZZION também poderá ir buscar os seus filhos à escola e levá-los até às aulas de piano. Deste modo, o carro vai-se tornar um assistente pessoal, seu, e móvel.

O tempo gasto com a deslocação para o trabalho, que já hoje assume com frequência uma carga de stress, em engarrafamentos no trânsito e na procura de um espaço de estacionamento, passará a pertencer ao condutor. Isso permitirá que se chegue relaxado e bem preparado ao destino.

Então o interior do carro vai-se tornar numa sala ou escritório móvel?

Sim, um local privado onde eu decido como passar o meu tempo. Como a mobilidade elétrica elimina a necessidade de condução convencional, há muito espaço para os passageiros. Agora, podemos aproveitar plenamente esse espaço interior graças à mobilidade autónoma.

Artesãos especializados, materiais sustentáveis ​​e design harmonioso conferem ao I.D. VIZZION uma qualidade atemporal. Quatro lugares individuais de classe executiva, com função de massagem, criam uma zona de conforto onde quase tudo é possível seja a trabalhar, a relaxar ou mesmo a dormir.

A condução autónoma também afectará o exterior do carro?

Sim, definitivamente. O carro não só deve ser um shuttle espacial altamente eficiente, mas deverá também ser capaz de comunicar com a sua vizinhança próxima — já que o condutor não terá, obrigatoriamente, contato visual com os outros ocupantes da estrada.

Por exemplo, o I.D. VIZZION avisa um peão — que atravesse a rua — projetando uma passadeira no chão. Hoje ainda é uma visão, mas talvez venha a ser uma realidade futura.

Quais são as características distintivas do exterior do I.D. VIZZION?

Todo a família I.D suporta uma declaração de design inovadora, mas sensata. Com o I.D. VIZZION, conseguimos implementar um design ‘sem emendas’, com perfeição de proporções: distância entre eixos longa com as rodas muito próximas das extremidades e uma estrutura simplificada em termos de tejadilho que é visivelmente equilibrada apenas por uma mudança de material e cor.

A forma do veículo parece não oferecer qualquer resistência ao rolamento; o ar flui em torno do carro. Dir-se-ia que o I.D. VIZZION parece ter sido moldado pelo vento. Este carro, acolhedor, personifica calma e equilíbrio.

Posso entrar no I.D. VIZZION e partir sem problemas ou precisaria de uma sessão de treino, antes?

Talvez não o ‘eu’ de hoje, em 2018. Mas o seu futuro ‘eu’ será capaz de o fazer, quando o I.D. VIZZION se tornar uma realidade. O controle, intuitivo, ativado por voz e gestos, pode ainda parecer abstrato, mas, assim como nos nossos smartphones já não existem botões físicos — e não sentimos a falta deles — com o I.D. VIZZION não vamos sentir a perda do volante ou desejá-lo de volta.

Quais são as características de um bom “condutor” autónomo?

O destino. O I.D. VIZZION deverá ser capaz de o alcançar sem qualquer intervenção de um de nós.

O VIZZION também poderá convencer os condutores acérrimos de hoje?

Sim, porque mesmo os condutores atuais, mais acérrimos, não querem passar o seu tempo a conduzir em trânsito para-arranca ou gastar o seu tempo a procurar um espaço para estacionar. O I.D. VIZZION pode desempenhar autonomamente uma grande parte dessas tarefas que muito consomem do nosso valioso tempo livre e energia pessoal.

Os condutores entusiásticos de hoje ainda existirão no futuro. A diferença é que, no futuro, eles só vão conduzir quando quiserem, e por diversão.

 

TablierMagazine

Fonte: Volkswagen 

Related posts

15 Thoughts to “SEM VOLANTE NEM PEDAIS”

  1. Hiya! I know this is kinda off topic however , I’d figured I’d ask.

    Would you be interested in trading links or maybe guest authoring a
    blog post or vice-versa? My blog covers a lot of the
    same subjects as yours and I feel we could greatly benefit from each other.
    If you’re interested feel free to send me an email. I look forward to hearing
    from you! Great blog by the way!

  2. Hi there everybody, here every one is sharing these knowledge, therefore it’s pleasant to read this webpage,
    and I used to go to see this website everyday.

  3. I do agree with all of the concepts you’ve offered for your post.They are really convincing and will certainly work. Still, the posts are very brief for newbies.May just you please extend them a bit from next time?Thanks for the post.

  4. Link exchange is nothing else however it is simply placing the other person’s
    blog link on your page at appropriate place and other person will
    also do similar in support of you.

  5. Thanks for your valuable comment. You can use namecheep hosting.

  6. Hey there! Would you mind if I share your blog with my twitter group? There’s a lot of folks that I think would really enjoy your content. Please let me know. Cheers

  7. I think the admin of this site is truly working
    hard in support of his site, because here every data is quality based information.

  8. Howdy! I know this is somewhat off topic but I waswondering which blog platform are you using for this site?I’m getting sick and tired of WordPress because I’ve had issues with hackers andI’m looking at alternatives for another platform.I would be fantastic if you could point me in the direction ofa good platform.

  9. This website really has all of the information I wanted concerning this subject anddidn’t know who to ask.

  10. Heya! I just wanted to ask if you ever have any issues with hackers?
    My last blog (wordpress) was hacked and I ended up losing a few months of
    hard work due to no data backup. Do you have any methods to protect
    against hackers?

  11. Very good post. I definitely appreciate this site. Keep writing!

  12. Hmm it appears like your blog ate my first comment (it was super long) so I guess I’ll just sum it up what I had written and say, I’m thoroughly enjoying your blog. I as well am an aspiring blog blogger but I’m still new to everything. Do you have any tips and hints for novice blog writers?I’d definitely appreciate it.

  13. Do you mind if I quote a few of your posts as long as I provide credit and sources back to your webpage?
    My blog is in the very same area of interest as yours and my visitors would definitely benefit from a lot of the information you present here.
    Please let me know if this alright with you. Many thanks!

  14. My relatives every time say that I am wasting my time hereat net, but I know I am getting familiarity every day by readingthes fastidious articles.

Leave a Comment