CONCEPT GR SUPRA RACING ANTECÂMARA DO TOYOTA SUPRA

Os fãs do modelo Supra da Toyota estão em polvorosa. A marca nipónica aproveitou a presença na 88.ª edição do Salão Internacional do Automóvel de Genebra (8 a 18 de Março) para desvendar e mostrar em primeira mão, ao mundo, o Concept GR Supra Racing. Este «revive o nome e o espírito do modelo mais famoso do ilustre património de desportivos da Toyota e demonstra o compromisso da marca em fazer regressar o Supra ao mercado. Também mostra o potencial futuro de um desportivo capaz de oferecer elevadas prestações tanto na estrada como em pista».

A herança

O GR Supra Racing Concept revive a grande herança de um dos automóveis desportivos mais famosos da Toyota: Supra, que evoca potência, performance e comportamento eficaz que definiram uma série de carros de classe mundial ao longo de um quarto de século.

Como um desportivo puro-sangue, o Toyota Supra construiu uma reputação de sensacional automóvel de estrada e como uma máquina de conquistas nas pistas, que dominou a disciplina GT ao mais alto nível no Japão.

O modelo goza ainda de um estatuto icónico entre os apaixonados dos carros desportivos, 16 anos após o final da sua produção. A longevidade da sua popularidade tem sido ajudada pelo seu sucesso como carro de corridas na série de jogos de condução Gran Turismo®, que só é possível jogar nas consolas PlayStation e como “estrela” no primeiro filme da mundialmente famosa série de ação Fast & Furious.

Veja a Galeria de Fotografias:

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Um pouco de história

O logótipo Supra apareceu pela primeira vez em 1978, numa versão maior e mais potente do Celica da segunda geração, antes de se estabelecer como modelo bem sucedido por direito próprio. Conhecido como A40, o Supra original foi seguido por três novas gerações: o A60 em 1981, o A70 em 1986 e o A80 em 1993.

O desportivo GT de motor dianteiro/tração traseira manteve-se em produção até 2002 e, na sua geração final, era o modelo de produção em série mais potente da Toyota. A reputação do Supra foi altamente reforçada pelo seu sucesso no desporto automóvel. Mais concretamente, a quarta geração introduzida em 1993, tornou-se a força dominante na disciplina All-Japan GT – que corresponde à série Super GT de hoje – triunfando na classe GT500 por quatro vezes. Também competiu nas corridas de desportivos American IMSA na década de 1980 e alinhou por duas vezes em Le Mans, na década de 1990.

O Gr Supra Racing Concept

Compacto e com apenas duas portas, o GR Supra Racing Concept tem uma configuração purista de motor dianteiro/tração traseira e utiliza materiais leves na sua construção. Criado pela Toyota Gazoo Racing, expressa na perfeição a qualidade “Fun to Drive – divertido de conduzir” que é intrínseca ao compromisso da Toyota em fazer automóveis cada vez melhores. O grande número “90” exibido nas suas portas é uma referência histórica ao nome de código do Supra e uma grande pista visual de que este concept anuncia o regresso do Supra numa quinta geração.

O seu desenvolvimento respeita a crença de Kiichiro Toyoda, fundador do fabricante de automóveis Toyota, que afirmou que a participação no automobilismo oferece desafios como as prestações e a durabilidade que podem ajudar a desenvolver carros melhores, ao mesmo tempo que geram interesse e entusiasmo entre os fãs do desporto automóvel.

Este princípio foi completamente aceite pelo presidente da Toyota Motor Corporation, Akio Toyoda, e pela Toyota Gazoo Racing, com a busca do sucesso ao mais alto nível do automobilismo internacional, incluindo o Campeonato Mundial de Ralis, o Campeonato Mundial de Resistência e a corrida 24 Horas de Le Mans. Participar nestas e noutras séries de corridas em todo o mundo fornece aprendizagens técnicas que podem ser transferidas da pista de corridas ou dos troços de ralis para o desenvolvimento não apenas das novas gerações dos modelos GR da Toyota, focados no carácter desportivo, mas beneficiando igualmente a sua maior variedade de veículos, guiados por dezenas de milhões de pessoas em todo o mundo.

O GR Supra Racing Concept deve ser apresentado numa nova atualização do jogo Gran Turismo Sport, desenvolvido pela Polyphony Digital Inc., e cujo lançamento deverá acontecer no próximo mês de abril.

Características únicas

O concept tem carroçaria com design dramático que inclui uma grande asa traseira. Faz uso extensivo de material compósito rígido, mas leve, para elementos como o para-choques dianteiro e traseiro, divisor dianteiro e difusor traseiro, saias laterais, caixas dos espelhos retrovisores exteriores e asa traseira. O capot é fabricado a partir do mesmo material e apresenta entradas de ar com cortina. O para-brisas e janelas laterais são feitos em plástico.

O chassis do concept possui suspensão dianteira e traseira rebaixada utilizando componentes de equipamento original (OE). As jantes de competição BBS com fixação de porca central estão equipadas com pneus da Michelin. O sistema de travagem usa pinças e discos da Brembo Racing e existe ainda um escape de competição.

O habitáculo está totalmente focado no mundo do desporto automóvel e dispõe de painel de bordo de corrida e o banco do condutor e arnês de segurança da OMP, que forneceu também o volante de remoção rápida, montado numa coluna de competição e equipado com um sistema de passagens de caixa por patilha. As portas são revestidas com painéis de fibra de carbono e o painel de bordo inclui um mostrador de competição.

Os requisitos de segurança do desporto automóvel são cumpridos por uma estrutura tubular anti-capotamento completa, extintores de incêndio, tubagens de alimentação e de travagem, caixa de pedais, bateria e cablagens todos desenhados seguindo as normas do desporto automóvel.

Toyota Gazoo Racing

A Toyota Gazoo Racing competiu pela primeira vez na Europa em 2007 (como Gazoo Racing). Foi o início de uma longa associação com as 24 Horas de Nürburgring com dois Toyota Altezza (equivalente ao Lexus IS da primeira geração) e uma equipa composta por pilotos e mecânicos que eram funcionários da Toyota.

A Toyota Gazoo Racing tornou-se a marca internacional para o programa desportivo global da Toyota. No ano passado, conquistou duas vitórias durante a primeira temporada no Campeonato Mundial de Ralis da FIA e ganhou cinco rondas do Campeonato Mundial de Resistência da FIA. O novo programa de desenvolvimento de veículos produziu o hatchback desportivo Yaris GRMN, o mais recente de uma bem-sucedida série de modelos desportivos com a marca GR e o primeiro modelo GRMN a ser desenvolvido e construído na Europa.

O trabalho baseia-se em três pilares: a evolução das pessoas através da participação no automobilismo; a criação de fãs através da emoção do desporto automóvel e da produção de automóveis divertidos de conduzir; e a produção de automóveis cada vez melhores usando o conhecimento adquirido na competição.

Ao levar os seus colaboradores até às garagens e às linhas de boxes, a Toyota Gazoo Racing ajuda-os a melhorar as suas aptidões e ajuda-os a adquirir novas competências, trabalhando em equipa nos limites e em ambientes de alta pressão. O aspeto do desenvolvimento pessoal deste trabalho alimenta uma vez mais e diretamente o fabrico de carros cada vez melhores da Toyota, apoiados por pessoas que têm a experiência e a visão para se destacar.

 

Tablier Magazine

Fonte: Toyota Caetano Portugal

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