NOVO KIA CEED TECNOLOGICAMENTE INOVADOR

O novo Kia Ceed, que esta semana será revelado no Salão Internacional do Automóvel de Genebra (8 a 18 de Março), tornar-se-á «no veículo tecnologicamente mais avançado da sua classe quando for iniciada a sua comercialização», segundo a marca sul-coreana.

A terceira geração do Ceed foi desenhada e desenvolvida na Europa, onde também será construído. Para a marca o novo modelo «apresenta-se com tecnologias e motores inovadores, estilo maduro e atlético, oferecendo ainda uma condução mais envolvente».

«O novo Ceed foi desenhado pelo Centro Europeu de Design da Kia, em Frankfurt, Alemanha». O novo automóvel foi inspirado pelo estilo do fastback Stinger e «nasce de um projeto orientado exclusivamente para a utilização em estradas europeias.

Se exteriormente o design do Ceed segue a atual linha de estilo da Kia, o habitáculo possui um amplo conjunto de novas tecnologias, que aumentam o conforto e a versatilidade oferecidos aos ocupantes. O sistema de infotainment “destacado” está disponível com um sistema de áudio com ecrã tátil de 5,0 ou 7,0 polegadas, ou com um sistema de navegação de ecrã tátil de 8,0 polegadas, para o qual os clientes poderão especificar um potente sistema de som premium da JBL, com tecnologia Clari-Fi. Nas tecnologias de série incluem-se a integração total de smartphones via Bluetooth, bem como luzes automáticas e acesso sem chave.

Um sistema de Seleção do Modo de Condução permitirá aos condutores personalizarem a experiência de condução, com os modos Normal e Sport. O modo Normal maximiza o potencial para uma maior economia de combustível e oferece maior leveza no controlo da direção, enquanto o modo Sport melhora as respostas do acelerador, permite uma aceleração mais rápida – no arranque e em andamento – e adapta a direção para oferecer mais peso e respostas mais incisivas às solicitações do condutor.

Um para-brisas aquecido opcional, com filamentos quase impercetíveis, torna as condições no interior do novo Ceed mais agradáveis nos meses mais frios. Sendo a primeira vez que é utilizada num Kia, esta tecnologia descongela geada ou gelo e desembacia o para-brisas através de um simples toque num botão. Estão também disponíveis um carregador para smartphones sem fios, bancos dianteiros aquecidos e ventilados e bancos traseiros aquecidos.

No exterior, o novo Ceed está equipado de série com as novas luzes de circulação diurna (DRL) em LED tipo “Ice Cube”. Anteriormente integradas apenas nos para-choques dianteiros das versões GT e GT-Line, estas luzes equipam agora os faróis dianteiros de todos os modelos da gama Ceed. Opcionalmente estão também disponíveis faróis totalmente em LED.

O ECO Pack opcional do Ceed oferece o Active Air Flap, uma alheta na grelha dianteira que se fecha e abre consoante os requisitos de refrigeração do motor, melhorando a eficiência aerodinâmica do veículo e reduzindo o consumo de combustível. O ECO Pack também oferece uma cobertura inferior do chassis e uma suspensão rebaixada que facilitam a passagem do ar por baixo do veículo, bem como pneus Michelin de baixa resistência ao rolamento.

Para além dos sete airbags de série deste veículo, as tecnologias avançadas de assistência à condução melhoram ainda mais a proteção dos ocupantes, utilizando sistemas de segurança ativa para amenizar o risco de colisões. Nas tecnologias de segurança de série incluem-se funções como o Assistente das Luzes de Máximos, o Aviso de Atenção do Condutor, o Sistema de Alerta à Manutenção na Faixa de Rodagem e o Aviso de Colisão Frontal com Assistência à Prevenção de Colisões Frontais.

Estreia de tecnologia de condução autónoma de “nível 2”

Uma estreia em qualquer modelo da Kia na Europa é a Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem, uma tecnologia de condução autónoma de “nível 2” que localiza os veículos que circulam à frente do Ceed no trânsito e identifica os espaços adequados nas outras faixas que este pode ocupar em segurança para percorrer maiores distâncias em engarrafamentos. Deteta também as marcações no piso para manter o automóvel na sua faixa nas autoestradas, controlando ainda a aceleração, a travagem e a direção de acordo com a fila de veículos à frente. Este sistema utiliza sensores externos para manter uma distância segura para o veículo à frente, funcionando a velocidades entre os 0 e os 130 km/h.

Nas tecnologias disponíveis adicionais incluem-se o Cruise Control Inteligente com Stop & Go, Sensor do Ângulo Morto, Alerta de Perigo de Colisão à Retaguarda, Sistema Inteligente de Auxílio ao Estacionamento e reconhecimento de peões com avisos táteis no volante para o sistema de Assistência à Prevenção de Colisões Frontais.

Todas as versões do novo Ceed estão equipadas de série com a Gestão da Estabilidade do Veículo (VSM) da Kia, que garante a estabilidade na travagem e em curva através da atuação do Controlo Eletrónico de Estabilidade (ESC) caso detete uma perda de tração.

Nesta nova geração o modelo regista-se ainda a atualização do nome de cee’d para Ceed, que será produzido na Eslováquia, com garantia de 7 anos ou 150 000 km. A produção arranca em maio e o início da comercialização está previsto para o início do 3.º trimestre.

 

Tablier Magazine

Fonte: Kia Portugal

Related posts