CONTINENTAL: NOVAS TECNOLOGIAS PARA MAIOR SEGURANÇA E CONFORTO

A Continental acaba de revelar duas novas tecnologias para pneus: ContiSense e ContiAdapt. Objetivo proporcionar maior segurança e conforto.

Os dois sistemas permitem monitoramento contínuo da condição do pneu, bem como a adaptação em função da situação das características do desempenho dos pneus às condições da estrada.

ContiSense usa compostos de borracha condutores de sinais elétricos

O ContiSense baseia-se no desenvolvimento de compostos de borracha eletricamente condutores que permitem que os sinais elétricos sejam enviados por um sensor no pneu para um recetor no carro. Os sensores baseados em borracha monitorizam continuamente a profundidade e a temperatura do piso. Se os valores medidos estiverem acima ou abaixo dos limites predefinidos, o sistema avisa o condutor. Se alguma coisa penetrar no piso do pneu também será desencadeado um aviso imediato. No futuro, o sistema ContiSense apresentará sensores adicionais que também podem ser utilizados individualmente. Deste modo, informações sobre a superfície da estrada, como a temperatura ou a presença de neve, podem ser “sentidas” pelo pneu e transmitidas ao condutor. Os dados podem ser transmitidos para o sistema eletrónico da viatura ou através de bluetooth para um smartphone.

ContiAdapt usa microcompressores

O outro sistema, designado «ContiAdapt combina microcompressores integrados na roda para ajustar a pressão do pneu com uma jante de largura variável. O sistema pode assim modificar o tamanho do patch de contato, que em diferentes condições da estrada é um fator decisivo para segurança e conforto», explica a Continental em comunicado.

Quatro combinações diferentes permitem adaptação perfeita às condições húmidas, irregulares, escorregadias e normais. O sistema também permite ajustes de pressão de pneus muito baixas, nomeadamente, abaixo de 1 bar, para ajudar a deixar o veículo a sair de um espaço de estacionamento com neve profunda, por exemplo, ou atravessar um troço de gelo.

As duas novas tecnologias ContiSense e ContiAdapt são acompanhados por um pneu conceptual que permite que os benefícios de ambos os sistemas sejam totalmente alcançados. O design do pneu possui três zonas de piso diferentes para condução em superfícies húmidas, escorregadias ou secas. Dependendo da pressão e da largura da jante, diferentes zonas de piso são ativadas e o pneu adota a “pegada” necessária em cada caso. Desta forma, as características dos pneus adaptam-se às condições da estrada ou às preferências do condutor.

Pneus pensados para condução autónoma

A Continental considera estas novas tecnologias soluções que podem ser implementadas na mobilidade do futuro, uma vez que os pneus são adaptados para atender às necessidades de condução autónoma e viaturas elétricas.

A baixa resistência ao rolamento, por exemplo, permite que os carros elétricos cumpram distâncias maiores com uma única carga. Ao mesmo tempo, os pneus podem ser adaptados às preferências pessoais do condutor ou dar resposta a mudanças repentinas no clima. Estes conceitos são o próximo passo lógico no desenvolvimento orientado para o futuro do sensor REDI, apresentado pela Continental em 2014, e que foi fundamental para estabelecer uma comunicação inteligente entre o veículo e o pneu. Os novos conceitos de tecnologia de pneus seguem as duas tecnologias de mobilidade estabelecidas ContiSeal, para a vedação automática de punções e ContiSilent, para uma redução do ruído do pneu/estrada.

Capaz de aproveitar mais de um século de experiência em tecnologia de pneus e com prática nos campos da eletrónica de veículos e da TI automóvel, a Continental alinha continuamente os seus produtos aos requisitos futuros de condução autónoma e mobilidade elétrica.

Resumo:

ContiSense: Usa sensores de pneus para medir a profundidade e a temperatura do piso e alerta o condutor sobre os danos dos pneus – transmissão de dados por borracha eletricamente condutora

ContiAdapt: ​​Ajusta a pressão dos pneus e a largura da jante para adaptar o contato em condições de estrada.

Veja o vídeo exemplificativo aqui.

Veja as Galerias de Fotografias:

ContiAdapt

ContiAdapt 0474
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ContiAdapt_adaptive_tire_footprint
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ContiAdapt_Modus_1a
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ContiAdapt_Modus_2a
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ContiAdapt_Modus_3a
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ContiAdapt_Modus_4a
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ContiSense

ContiSense 0530_1
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TablierMagazine

Fonte: Continental

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