UE PREPARA LIMITES AUTOMÁTICOS DE VELOCIDADE PARA VEÍCULOS

Fotografia: Valdemar Jorge

A União Europeia (EU) com o objetivo de reduzir a sinistralidade e, por consequência, a morte de crianças nas estradas, quer implementar novos padrões de segurança nos automóveis. Nesse sentido, prevê-se que o Conselho Europeu de Segurança nos Transportes atualize, a partir do mês de maio, os regulamentos obrigatórios que orientarão a nova política de segurança.

Os automóveis novos que comecem a circular em maio terão de estar já equipados com limitadores automáticos de velocidade; sistemas de travagem automática de emergência; alcoolímetros e imagine-se com caixas negras, que registem todos os dados nos momentos anteriores a um acidente.

Segundo notícia o jornal Correio da Manhã, estas opções estão disponíveis para os veículos novos, mas vão passar a ser obrigatórias. Sobre esta temática António Avenoso, diretor-executivo do Conselho Europeu de Segurança nos Transportes, refere que as medidas só terão impacto na segurança rodoviária e na redução de acidentes quando forem implementadas, não apenas nos novos, mas em todos os veículos.

Outra das diretrizes emanadas pela União Europeia é a alteração do limite de velocidade nas zonas urbanas para 30 km/h. A propósito desta proposta Portugal já decretou esse limite em alguns centros citadinos, embora a maioria dos países ainda tenha como limite máximo de circulação nas áreas urbanas os 50 km/h.

 

TablierMagazine

Fonte: Observador

Related posts