AUDI R8 V10 RWS: “UM TREMENDO PRAZER DE CONDUÇÃO”

O novo Audi R8 V10 RWS, disponível a pedido na Alemanha e em outros países europeus desde o outono de 2017, está na estrada desde o início de 2018. O modelo está a ser lançado numa série limitada de 999 unidades como Coupé e Spyder. O preço base do Coupé é 140,000 euros, e o Spyder começa em 153 mil euros.

Com esse lançamento, a Audi Sport GmbH eleva o R8 a um novo nível. O novo modelo é produzido exclusivamente à mão na fábrica “Böllinger Höfe” e “traz com sucesso o conceito do nosso carro de corrida R8 LMS GT4 para a estrada”, diz Oliver Hoffmann, diretor de desenvolvimento técnico da Audi Sport GmbH.

“O motor V10 não é apenas um dos últimos motores de aspiração natural no seu segmento, também é usado nas corridas com uma construção quase idêntica ao modelo de produção em massa. Nós apenas fizemos ajustes mínimos para cumprir os regulamentos”, explica o responsável da Audi Sport GmbH.

O motor V10 do Audi R8 V10 RWS, colocado em posição central no automóvel, oferece 540 cv e atinge um binário máximo de 540 Nm às 6.500 rpm. O motor 5.2 FSI acelera o Coupé de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos (Spyder: 3,8 segundos) e atinge uma velocidade máxima de 320 km/h (Spyder: 318 km/h). Com o teto fechado, o consumo médio de combustível é de 12,4 litros por 100 quilómetros (283 gramas de CO2 por quilometro) e 12,6 litros (286 gramas de CO2 por quilómetro) para o R8 V10 RWS aberto.

Configuração de suspensão permite drifts controlados

O novo Audi R8 Coupé V10 RWS pesa 1.590 quilos. São menos 50 quilogramas do que o Audi R8 Coupe V10 com quattro drive, que precisa de componentes adicionais em comparação com a variante de tração traseira. O R8 Spyder V10 RWS é 40 quilos mais leve do que o R8 Spyder V10, 1.680 quilos. A distribuição do peso em cada eixo é de 40,6: 59,4 (Coupé) ou 40,4: 59,6 (Spyder). O sistema de suspensão e manipulação dinâmica especialmente adaptado à tração traseira assegura um “tremendo prazer de condução”, assegura a Audi.

A configuração da suspensão e os sistemas de controlo permitem drifts controlados. Para realizar estas manobras, o condutor selecciona “dinâmico” no Select drive Audi e ativa o modo sport ESC. Quando o limite é atingido, o ESC, controlo de estabilidade, ativa-se e assegura que tudo se passe com segurança.

O Audi R8 V10 RWS (consumo de combustível combinado em l/100 km: 12,6-12,4, emissões combinadas de CO2 em g/km: 286-283) está equipado com jantes de alumínio forjado de 19 polegadas, com um design ‘V’ de cinco raios pintadas em preto. Os pneus dianteiros são da medida 245/35 e os pneus traseiros 295/35.

Elementos de design preto fosco e faixa de corrida opcional sublinham o caráter purista do novo R8, que tem como elementos diferenciadores a grelha negra monocromática mate e as aberturas de ar preto fosco na frente e na retaguarda. A lâmina lateral superior (no Coupé) é pintada em preto brilhante, enquanto a lâmina inferior é da mesma cor que o veículo. À semelhança do que acontece com a Audi R8 LMS GT4, o Audi R8 V10 RWS Coupé também é disponibilizado com a opção de faixa de corrida em Misano Red colocada sobre o capot, o teto e a retaguarda.

Condutor e passageiro sentam-se em bancos desportivos. Estes são forrados em couro e alcântara. “Baquets” estão disponíveis mediante solicitação. O painel apresenta uma placa onde se lê “1 de 999” – uma referência à quantidade limitada deste automóvel.

 

TablierMagazine

 

Fonte: Audi

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