TOYOTA RAV 4 HYBRID ‘PURE DARK’: TECNOLOGICAMENTE EVOLUÍDO

O Toyota RAV 4 é um SUV cuja carreira comercial já tem 20 anos. No final de 2017 a marca nipónica, devido ao sucesso da motorização híbrida, que representa cerca de 60 por cento das vendas do modelo, em Portugal, lançou uma série especial da versão 4×2 do RAV4 híbrido, designada ‘Pure Dark’. É este modelo que ensaiamos esta semana.

‘Pure Dark’ acaba por ser um reforço de imagem do RAV4. A tração 4×4 está reservada no nível HSD Exclusive.

O reforço de equipamento recai nas novas jantes de 18 polegadas em cor preto; espelhos retrovisores e proteção do para-choques também em preto e, no habitáculo, revestimento do tejadilho e pilares em tecido na cor preto, que cria um ambiente mais intimista. Todos estes pormenores estéticos em preto ajudam a destacar as linhas deste SUV, que exteriormente conta também com uma nova cor Vermelho Tokyo.

E, se fosse só para dar a novidade que constitui a versão ‘Pure Dark’, o texto acabava aqui. Mas o RAV4 é muito mais do que um conjunto de elementos estéticos. É um SUV com caraterísticas próprias, concebido tendo em consideração pilares como o conforto, segurança e dinâmica de condução.

Estética moderna

Dono de um estilo dinâmico o RAV4 segue o design implementado pela Toyota nos mais recentes modelos. Frente marcada por faróis esguios, para-choques de desenho mais volumoso e marcante e secção posterior com diferenças mais ligeiras mas ainda assim onde se destaca, o desenho do para-choques e os faróis que apresentam nova assinatura visual.

Habitáculo espaçoso e confortável

O habitáculo do RAV4 continua uma referência no que respeita a conforto, espaço e insonorização. Exemplo disso são os confortáveis bancos, com os de condutor e passageiro a apresentarem bom apoio lateral; tablier revestido em grande parte em pele, material que encontramos também no revestimento do volante, manete da caixa de velocidades, travão de mão e no apoio de braços central. O painel de instrumentos está bem estruturado os manómetros têm grafismo moderno e o computador de bordo a cores (mostrador multi-informações TFT de 4,2 polegadas sincronizado com o sistema Toyota Touch 2), disponibiliza a informação útil desde a relacionada com os sistema híbrido e segurança, passando pelo sistema de áudio até à sugestão de uma pausa para café.

Ao centro no topo do tablier encontramos sistema multimédia de alta resolução. Trata-se do Toyota Touch 2 que através de ecrã tátil de 7 polegadas permite aceder ao sistema de navegação, sistema mãos-livres Bluethooth, USB/Aux-in, funcionamento do sistema híbrido; computador de bordo, sistema áudio e à imagem da câmara auxiliar traseira de ajuda ao estacionamento.

O espaço a bordo é generoso, principalmente entre bancos, podendo viajar até cinco ocupantes com o máximo de comodidade. A bagageira (501 litros) está dotada de um sistema de acondicionamento de carga, ajustável consoante as necessidades. Útil não só para os pequenos objetos que transportamos no dia-a-dia, como para acondicionamento das bagagens em grandes viagens. O portão da bagageira é elétrico e ajustável, integrando uma função que memoriza automaticamente a altura de abertura preferida pelo utilizador.

A posição de condução é correta e elevada, com volante e pedais bem colocados. Embora volante e banco do condutor possibilitem diversos ajustes, a verdade é que a melhor posição de condução será sempre fácil de encontrar. Gostámos da visibilidade para o exterior.

Todos os principais comandos estão à mão do condutor excepto os botões de seleção dos modos de condução EV MODE (elétrico); ECO MODE e Sport, que estão “escondidos” na parte baixa da consola central, junto das tomadas de USB, Aux-in e isqueiro. Logo, mais longe de serem operados sem se tirar os olhos da estrada.

As mudanças efetuadas pelo sistema entre os três modos, NORMAL – pré-definido ao iniciar marcha – ECO e SPORT, não se sentem muito durante a condução. São visíveis, no entanto, graficamente, no manómetro que indica o estado de utilização da bateria, e no computador de bordo. O EV MODE entra em funcionamento sempre que se liberta o pedal do acelerador ou se utiliza este com pressão muito leve. É possível percorrer vários quilómetros a velocidades até 80 km/h sem que o motor a combustão entre em funcionamento, poupando-se consequentemente combustível e não emitindo COpara a atmosfera. Este facto depende da atuação do condutor e da sua perceção para a condução de automóveis com componente híbrida.

O chassis do RAV4 é neutro. É possível conduzir este SUV como se um normal automóvel se tratasse. O facto de ser mais alto configura suspensão elaborada, mas com afinação que dá primazia ao conforto dos passageiros, mesmo na passagem das designadas lombas que encontramos em muitas estradas e nas cidades. Também nas incursões fora de estrada, e mesmo sendo um 4×2, este Toyota RAV4, devido aos bons ângulos da carroçaria, apresenta bom comportamento e mantém a compostura no que concerne ao conforto. Não devemos é abusar em trajetos exigentes. Não esquecer que é um 4×2. A direção, mesmo fora de estrada, transmite informação precisa ao condutor.

Vocacionado para grandes viagens

Dinamicamente o RAV4 ‘Pure Dark’ conta com a eficiência da motorização híbrida constituída por motor de combustão de 2.5 litros com ciclo Atkinson (disponibiliza 155 cv e 206 Nm de binário máximo) que funciona em conjunto com um motor elétrico que apresenta 105kW (145 cv) e 270 Nm de binário máximo. O resultado é uma potência combinada de 197 cv, o suficiente para cumprir o tradicional 0-100 km/h em 8,3 segundos, ao mesmo tempo o consumo combinado anunciado é de 4,9 l/100 km e emissões de COde 115 g/km.

No nosso ensaio obtivemos média de 5,7 l/100 km, em circuito combinado. Tendo em conta que cumprimos circuito em cidade, estrada e fora de estrada, o valor apresentado não desvirtua o anunciado. Antes pelo contrário, atesta o potencial do RAV4, no que respeita a economia de utilização.

A caixa de variação contínua associada a esta motorização proporciona aceleração linear e progressiva. Pressionando o pedal do acelerador a fundo ou pressionando o botão modo SPORT sentimos que a resposta do motor é melhorada e a tração é imediata. Para uma ultrapassagem rápida a primeira situação resolve, na maioria das vezes (diríamos mesmo que em todas) sendo o RAV4 impulsionado decisivamente para a frente. E a noção com que ficamos é que as ultrapassagens ou retomas de velocidade são feitas num ápice. Em contraponto está a travagem que apresenta sempre uma progressividade que está intrinsecamente associada às motorizações híbridas. No entanto, responde de forma eficaz.

Segurança com “Toyota Safety Sense”

O Toyota RAV4 ‘Pure Dark’ recebe ainda de série o já conhecido sistema de segurança activa Toyota Safety Sense. Este inclui o sistema de pré-colisão (PCS), aviso de saída de faixa de rodagem (LDA), luzes máximas automáticas (AHB) e reconhecimento de sinais de trânsito (RSA), cruise-control adaptativo, controlo de estabilidade para reboques, assistência ao arranque em subida, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros; câmara traseira. As informações recolhidas por estes sistemas são apresentadas no ecrã de 4,2 polegadas e no ecrã tátil de 7 polegadas que integram o Toyota Touch 2.

O Toyota RAV4 ‘Pure Dark’, mais do que uma série especial com motorização híbrida, constitui uma opção para as famílias pois combina fatores de estilo, dinamismo, conforto e economia, num produto que apresenta uma boa relação preço/qualidade. Está disponível a partir de 40.100 euros*.

Mais:

– Qualidade construção;
– Fiabilidade do sistema híbrido;
– Economia.

Menos:

– Preço;
– Colocação dos comandos do sistema híbrido.

Galeria de Fotografias (©Valdemar Jorge):

Toyota Rav4 Pure Dark (1)
Toyota Rav4 Pure Dark (1)
Toyota Rav4 Pure Dark (2)
Toyota Rav4 Pure Dark (2)
Toyota Rav4 Pure Dark (3)
Toyota Rav4 Pure Dark (3)
Toyota Rav4 Pure Dark (4)
Toyota Rav4 Pure Dark (4)
Toyota Rav4 Pure Dark (5)
Toyota Rav4 Pure Dark (5)
Toyota Rav4 Pure Dark (6)
Toyota Rav4 Pure Dark (6)
Toyota Rav4 Pure Dark (7)
Toyota Rav4 Pure Dark (7)
Toyota Rav4 Pure Dark (8)
Toyota Rav4 Pure Dark (8)
Toyota Rav4 Pure Dark (9)
Toyota Rav4 Pure Dark (9)
Toyota Rav4 Pure Dark (10)
Toyota Rav4 Pure Dark (10)
Toyota Rav4 Pure Dark (11)
Toyota Rav4 Pure Dark (11)
Toyota Rav4 Pure Dark (12)
Toyota Rav4 Pure Dark (12)
Toyota Rav4 Pure Dark (13)
Toyota Rav4 Pure Dark (13)
Toyota Rav4 Pure Dark (14)
Toyota Rav4 Pure Dark (14)
Toyota Rav4 Pure Dark (15)
Toyota Rav4 Pure Dark (15)
Toyota Rav4 Pure Dark (16)
Toyota Rav4 Pure Dark (16)
Toyota Rav4 Pure Dark (17)
Toyota Rav4 Pure Dark (17)
Toyota Rav4 Pure Dark (18)
Toyota Rav4 Pure Dark (18)
Toyota Rav4 Pure Dark (19)
Toyota Rav4 Pure Dark (19)
Toyota Rav4 Pure Dark (20)
Toyota Rav4 Pure Dark (20)
Toyota Rav4 Pure Dark (21)
Toyota Rav4 Pure Dark (21)
Toyota Rav4 Pure Dark (22)
Toyota Rav4 Pure Dark (22)
Toyota Rav4 Pure Dark (23)
Toyota Rav4 Pure Dark (23)
Toyota Rav4 Pure Dark (24)
Toyota Rav4 Pure Dark (24)
Toyota Rav4 Pure Dark (25)
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Toyota Rav4 Pure Dark (26)
Toyota Rav4 Pure Dark (26)
Toyota Rav4 Pure Dark (27)
Toyota Rav4 Pure Dark (27)
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Ficha Técnica: 

Toyota RAV4 ‘Pure Dark’ 4×2

Sistema eléctrico
Motor Eléctrico síncrono
Potência         143 cv (105 kW)
Binário           270 Nm
Potência combinada 197 cv
Bateria           Hidretos metálicos de niquel
Capacidade da bateria         1,59 kW/h
Motor de combustão
Arquitectura 4 cilindros em linha
Capacidade   2.494 cc
Alimentação  Injecção directa e indirecta (Atkinson)
Potência         155 cv/5.700 rpm
Binário           206 Nm/4.400-4.800 rpm
Transmissão  Dianteira
Caixa de velocidades            Do tipo variação contínua CVT
Arranque do motor (Stop/Start)     Sim
Suspensão F/T          Tipo McPherson/Wishbone duplo
Travões F/T   Discos ventilados/discos sólidos
Direcção/diâmetro de viragem mínimo      assistida eléctrica/14,7 m
Comp./largura/altura           4,605 m/1,845 m/1,675 m
Pneus/jantes  235/55 R18
Bagageira      501 litros
Velocidade máxima  180 km/h
Aceleração 0-100 km/h        8,3 s
Consumo combinado           4,9 l/100 km
Emissões CO2           116g/km

Preço* a partir de: 40.100 euros

* Acresce valor da pintura metalizada, transporte e legalização.
Nas versões 4×2 paga Classe 1 nas portagens, quando usada Via Verde.

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O concessionário Toyota para a região de Coimbra é Caetano Auto (Coimbra), com sede na Rua Entre Vinhas, 1.

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