AVARIA NO SISTEMA INFORMÁTICO LIMITOU EMISSÃO DE MATRÍCULAS EM JANEIRO

A Associação Automóvel de Portugal (ACAP) explicou, em comunicado, que a variação negativa de 2,1 por cento registada no mercado automóvel no mês de Janeiro de 2018 se ficou a dever a um problema com origem no sistema informático da Autoridade Tributária. Tal facto impediu a normal emissão de matrículas.

“O mercado registou uma variação negativa de 2,1 por cento no mês de Janeiro, mas este resultado não reflete a atividade dos operadores no período em causa que se viram impedidos de matricular todos os veículos que pretendiam”, revela a ACAP em comunicado.

No documento, a associação acrescenta ainda que “com efeito, um problema com origem no sistema informático da Autoridade Tributária, tem impedido a normal emissão de matrículas, existindo casos em que os operadores representantes legais de marcas de automóveis liquidaram o Imposto Sobre Veículos não tendo, no entanto, sido atribuídas as matrículas”.

O referido problema informático terá uma implicação mais vasta uma vez que, como refere a ACAP “existem objetivos que não foram cumpridos e verificaram-se menos entradas na tesouraria, tendo atingindo em particular os concessionários, para além dos danos reputacionais que resultam da insatisfação dos clientes”.

Em relação ao mercado que foi possível apurar registou-se que, em Janeiro de 2018, foram matriculados um total de 18.050 veículos, observando-se um decréscimo homólogo de 2,1 por cento.

Relativamente aos veículos ligeiros de passageiros, em Janeiro de 2018, foram matriculados em Portugal 14.894 automóveis, menos 2,1 por cento do que no mês homólogo de 2017.

No mesmo período (Janeiro 2018) entraram em circulação 2.454 novos veículos comerciais ligeiros. Decréscimo de 1 por cento.

No que respeita a veículos pesados, que engloba os tipos de passageiros e de mercadorias, registou-se, no primeiro mês de 2018, também uma descida de matrículas de 4,9 por cento, em relação ao mesmo mês de 2017, o que significa apenas a emissão de 702 matrículas.

 

TablierMagazine

 

Fonte: ACAP/Nissan (foto)

Related posts