PICANTO X-LINE: O NOVO SUV DA KIA

O Kia Picanto está em grande neste início de 2018. Após a apresentação, há poucos dias, do primeiro troféu monomarca Kia Picanto GT Cup, a Kia divulga nova novidade na gama do seu “best-seller” citadino: a chegada da nova motorização 1.0 T-GDi na versão Picanto X-Line.

Este “reguila”, como refere a marca, destaca-se dos demais modelos da gama – Picanto 1.0 EX e o Picanto 1.2 GT-Line –, em dois aspetos: design e motor. No primeiro, por o X-Line apresentar um visual inspirado nos outros SUV da marca; em segundo por receber o motor 1.0 T-GDi até agora disponível apenas nas gamas cee’d e Rio. Trata-se de uma unidade sobrealimentada por turbocompressor que disponibiliza 100 cv às 4500 rpm e um binário máximo de 172 Nm entre as 1500 e as 4000 rpm. Aceleração dos 0-100 km/h em 10,1 segundos.

O desafio lançado à Kia foi levado à letra e explorado para além do que seria expectável. O Picanto X-Line tem, segundo a marca «aptidões técnicas que o colocam num lugar muito próprio: a distância ao solo foi aumentada 15 mm (para 156 mm) e a motorização é a mais potente alguma vez montada no Picanto: nada menos do que o 1.0 T-GDI, uma unidade sobrealimentada por turbocompressor com uma potência de 100 cv».

“O Kia Picanto X-Line é um exemplo claro da maturidade e da capacidade técnica e industrial da Kia”, detalha João Seabra, diretor-geral da Kia Portugal. E explica: “A marca podia ter-se limitado a apresentar um Picanto com ‘ares de SUV’, mas foi mais longe, cumprindo as expectativas de quem procura uma diferenciação real. A postura mais elevada e a motorização potente conferem ao X-Line um caráter próprio e exclusivo, totalmente inédito num segmento eminentemente utilitário, mas no qual acreditamos que há muito espaço para as emoções e para o estilo de vida”.

Esta nova variante X-Line combina as linhas de força dos bem sucedidos crossover e SUV da marca sul-coreana: Sportage e Sorento. E esse detalhe é visível na robustez do design sublinhado por «uma gama de cores de contraste, bem como pelos para-choques de estilo SUV com skidplates de aparência metálica na frente e na traseira. Exclusivos do X-Line são também os acabamentos verde limão (ou em prata) nas molduras da grelha e dos faróis de nevoeiro, enquanto o revestimento preto dos arcos das rodas reforça o efeito visual da distância ao solo elevada», anuncia a Kia.

O motor escolhido para a nova unidade X-Line oferece alta eficiência e baixas emissões, tem construção leve e combina com o «carácter dinâmico e direto que tem sido evidenciado pela condução do Picanto».

A unidade motriz apresenta um consumo médio de 4,5 l/100 km, com emissões de COde 104 g/km (combinado, Novo Ciclo de condução europeu).

Em Portugal o novo Kia Picanto X-Line estará equipado de série com um leque de dotações especialmente completo, incluindo, entre outros, jantes de liga leve de 16 polegadas, pedais de alumínio, luzes diurnas em LED atrás e à frente. Na lista de opcionais figuram itens como sistema de navegação. É um pack que inclui um ecrã de 7,0 polegadas ‘flutuante’ no topo do tablier, que concentra todas as funções do interface HMI (Human Machine Interface), nomeadamente o Apple CarPlay ™ e Android Auto ™. Este conjunto inclui ainda a câmara de estacionamento traseira e respetivos sensores de estacionamento.

O Picanto X-Line estará disponível por 14,480 euros, preço chave na mão.

Related posts