NISSAN DESIGN EUROPA CELEBROU 15 ANOS DE SUCESSOS

O emblemático edifício do Nissan Design Europe no centro de Londres (Paddington) abriu portas há 15 anos (25 de janeiro de 2003). Antes, um edifício de manutenção de veículos coberto de graffiti, foi submetido a um profundo programa de reabilitação e transformou-se num moderno estúdio de design de classe mundial.

Internamente conhecido como NDE é, há uma década e meia, o centro do sucesso da “Nissan na Europa, com uma forte quota-parte no surgimento dos Crossovers. O conceito original do Nissan Qashqai (2003) teve origem precisamente nas pranchas de desenho da NDE, à semelhança de todas as versões de produção que se seguiram”, explica a Nissan.

Foi ali que surgiu, entre outros, o «“irmão mais novo” do Qashqai, o Nissan Juke. Em conjunto, Juke e Qashqai foram os pioneiros na procura dos crossovers e transformaram o panorama automóvel europeu, com todas as outras marcas a seguirem os passos da Nissan». Há três anos o NDE recebeu o estúdio de design europeu da Infiniti, a marca premium da Nissan.

Mamoru Aoki, vice-presidente, da Nissan Design Europe, a propósito desta efeméride comentou: «A NDE deu um contributo extraordinário para a atual gama global de produtos da Nissan, principalmente com o Qashqai e o Juke, que proporcionaram novos níveis de escolha, versatilidade e inovação aos consumidores».

A propósito dos 15 anos do NDE Mamoru Aoki criou uma lista pessoal dos 15 designs preferidos concebidos pelo estúdio nestes 15 anos – ver lista abaixo. A lista integra também «as suas reflexões sobre o motivo que justificou a presença de cada modelo – uma combinação de protótipos e veículos de produção da Nissan e da Infiniti – na lista».

«Comemoramos o nosso 15.º aniversário este mês, mas isto é apenas o início. Atualmente, na NDE, temos uma equipa cheia de talento que trabalha arduamente para dar continuidade à história de sucesso da Nissan na Europa por outros 15 anos, e muitos mais», concluiu Mamoru Aoki.

Nissan Design Europe

A nova NDE abriu oficialmente as portas a 25 de janeiro de 2003 como o mais recente de quatro estúdios de design da Nissan a nível mundial. Os outros são o Centro de Design Global em Atsugi, no Japão, e os estúdios de San Diego, nos EUA, e Pequim, na China. A cerimónia, em Londres, contou com a participação de Carlos Ghosn e Shiro Nakamura. No evento, Carlos Ghosn comentou: «O design é fundamental na Nissan. [A abertura da Nissan Design Europe] é uma demonstração da importância que atribuímos ao design, à medida que continuamos a criar e lançar automóveis apelativos e entusiasmantes, concebidos a pensar especialmente nos clientes europeus».

A lista de Mamoru Aoki

2003 – Conceito Qashqai

“Antevisão dos planos da Nissan em termos de inovação e criação de um novo tipo de automóvel. Este foi o ponto de partida para o que é agora o extremamente popular segmento crossover europeu”.

2005 – Micra c+c

“O Micra mostrava-se já cheio de personalidade e era um ícone no segmento dos automóveis citadinos, mas este conceito realçou verdadeiramente a sua graciosidade”.

2006 – Concept Terranaut

“Uma antevisão do exclusivo SUV Nissan Pathfinder, destinado a aventureiros, cientistas e geólogos que viajam para regiões inóspitas por todo o mundo”.

2007 – Qashqai

“O primeiro crossover do segmento C da Nissan. Até ao final de 2007 a Nissan vendeu quase 100.000 unidades na Europa. As melhorias efetuadas ao modelo em 2010 foram também extremamente bem recebidas”.

2007 – Protótipo NV200

“Uma mistura inovadora de escritório móvel e automóvel utilitário num único pacote. O carro de sonho das pessoas inteligentes e ativas, baseado no furgão NV200”.

2009 – Concept Qazana

“No seguimento do sucesso do Qashqai, esta era uma antevisão do plano da Nissan relativamente a um crossover mais pequeno. O conceito e o estilo eram arrojados e únicos”.

2010 – Juke

“O primeiro crossover da Nissan para os consumidores do segmento B. Um ícone de design da Nissan, era mais uma prova do elevado potencial do que poderia ser criado e desenvolvido na NDE”.

2013 – Qashqai

“A segunda geração do Qashqai. Este foi um grande avanço em quase todos os sentidos, mantendo a versatilidade e o desempenho em estrada – a ‘essência Qashqai’ – do original”.

2014 – Nissan Concept 2020

“Uma obra-prima do design automóvel, foi criado para evidenciar a visão de design da Nissan para o futuro, que apelidamos de Geometria Emocional”.

2014 – Protótipo Infiniti Emerg-E

“A derradeira expressão da Infiniti, a marca premium da Nissan, que combina desempenho inspirado e design de futuro em direção às emissões zero”.

2015 – Concept Gripz

“Um estudo de um crossover do segmento B do futuro próximo, combinado com características de automóveis desportivos. Evidencia também a direção que a Nissan está a imprimir para o seu design no futuro, em conformidade com a visão do Nissan Concept 2020”.

2015 – Protótipo Infiniti QX30

“A visão de design do Infiniti para um novo crossover compacto premium, destinado a uma nova geração de clientes individualistas. Deu origem ao veículo de produção QX30”.

2016 – Protótipo Blade Glider

“Um automóvel elétrico futurista de elevado desempenho num design de desportivo revolucionário. Um protótipo de competição, que mostrou ser extremamente popular em todas as regiões do mundo onde foi visto”.

2016 – Concept Navara EnGuard

“Mostra uma possível direção da personalização para a Navara, com utilização inovadora das baterias de veículos elétricos da Nissan para criar unidades de alimentação portáteis para empresas que trabalham remotamente”.

2017 – Infiniti Q60 Project Black S

“Explora o potencial de uma nova gama de modelos de elevado desempenho da Infiniti. Uma reinterpretação radical do Q60 coupé, que faz lembrar um grupo motopropulsor híbrido de elevado desempenho e inspirado nos sistemas de recuperação de energia da Fórmula 1”.

 

Tablier Magazine

Fonte: Nissan

Related posts