Está aqui
Início > Destaques > RENAULT PARTICIPA NO RALLYE MONTE-CARLO HISTÓRICO

RENAULT PARTICIPA NO RALLYE MONTE-CARLO HISTÓRICO

O grupo Renault anunciou que vai participar na edição de 2018 do Rallye Monte-Carlo Histórico que se realiza de 31 de Janeiro a 7 de Fevereiro. A marca francesa apresenta-se nesta edição com um line-up constituído por quatro Renault Alpine 5 Grupo 2. O alinhamento é o seguinte: Carro 5 Guy Fréquelin/Laurent Perquin; Carro 6: Emmanuel Guigou/Michel Duvernay; Carro 7: Christian Chambord/Patrick Fourestié e Carro 8: Patrick Henry/Jean-Pierre Prévot.

Entretanto, o ex-piloto francês da Renault, Jean Ragnotti, seguirá o rali como embaixador da marca até à manhã do dia 6 de Fevereiro.

Apesar de modesta potência (93 cv), o Renault Alpine 5 Grupo 2 brilhou na sua classe entre 1978 a 1980 conseguindo bons resultados nas provas do Campeonato do Mundo de Ralis.

Em 1978, a Renault Sport tomou a decisão de defender as suas cores no rali com o pequeno tração dianteira Renault 5 Alpine. Nesse ano o Rallye de Monte-Carlo viu Jean Ragnotti alcançar o segundo lugar da classificação geral e a vitória no Grupo 2, enquanto Guy Fréquelin «chegou em terceiro lugar da geral no mesmo evento», sublinha a Renault.

Este duplo pódio deu ao carro a carinhosa alcunha skateboard. A sua bem-sucedida carreira continuou na temporada seguinte, com o segundo lugar no Tour de Corse e venceu o Campeonato Francês de Rally, em 1980, nas mãos de Jean Ragnotti e Jean-Marc Andrié co-piloto.

O Renault Alpine 5 Grupo 2 durante a sua brilhante carreira venceu ainda em Mont Blanc, Lorena e Lyon-Charbonnières e conseguiu lugares cimeiros em eventos como o Alpin-Jean Critérium Behra (4.º lugar, aqui com potência de 140 cv, apesar de diferencial de deslizamento limitado) e o Rallye d’Antibes (4.º). Fora da França, o carro também ficou em segundo na geral do Rajd Polski.

Valdemar Jorge
Jornalista desde 1984. 'Apaixonado' por automóveis ainda antes de aprender a escrever!
http://tablier.pt
Top