LEXUS LC 500h: UM DESPORTIVO FORA DE SÉRIE

A terminar o ano de 2017 a Lexus iniciou a comercialização, no mercado nacional, da versão híbrida do desportivo LC 500, o LC 500h. Ambos derivam do concept LF-LC que a marca de luxo da Toyota apresentou em Janeiro de 2016 no Salão de Detroit.

O primeiro recebe motor V8 de 5.0 litros que debita 477 cv de potência, enquanto a versão híbrida está equipada de série com motor V6 de 3,5 litros a que está associado motor elétrico; combinados debitam 359 cv. Esta variante utiliza a nova plataforma de tração traseira da marca e recebe sistema híbrido Multi Stage.

Mecanicamente o Lexus LC 500 h recebe «a primeira transmissão Híbrida Multifases de 10 velocidades, a nível mundial, tem um motor V6 de 3,5 litros, a gasolina, com 24 válvulas DOHC, sistema VVT-i e uma bateria de iões de lítio de alta potência para um binário máximo de 348 Nm», explica a marca.

Com design arrojado, diríamos mesmo radical, o desportivo da Lexus tem identidade própria e carateriza-se pelo desenho coupé que não deixa ninguém indiferente. Longo capot, a que se junta linha de tejadilho descente e traseira curta acentuada pelo largos “ombros” para possibilitar montagem de pneus largos, em jantes cuja medida pode chegar às 21 polegadas.

Com 4,76 metros de comprimento; 1,92 metros de largura; 1,3 metros de altura e uma distância entre eixos de 2,87 metros o habitáculo do Lexus LC 500h apresenta formato 2+2, sendo que na frente o espaço é amplo, mas os lugares traseiros são indicados para crianças ou adultos de baixa estatura. O espaço é exíguo e obriga a dotes de contorcionista para lá chegar. Acrescentar que o habitáculo, mesmo assim, é acolhedor, apresenta construção sólida e materiais de grande qualidade, como é apanágio da marca. A bagageira fica-se pelos 172 litros de capacidade.

O tablier é nitidamente Lexus. Tudo está no sítio certo. A leitura da instrumentação requer alguma habituação e conjuga sistema analógico com digital, numa simbiose que reforça o caráter desportivo do modelo. No topo da consola central amplo ecrã digital, com formato tablet. Apresenta uma panóplia de informação que vai desde os acertos dos diversos tipos de condução proporcionados pelo sistema híbrido, até aos ajustes do competente sistema de som. É operado através de touch pad colocado na consola junto à caixa de velocidades.

O equipamento de série é muito completo e as opções são limitadas. O pack “Lexus Safety System +” surge de série e inclui controlador de velocidade ativo com paralisação automática em engarrafamentos; assistência de travagem de emergência com deteção de obstáculos, assistente de alerta para mudança de faixa não intencional e iluminação adaptativa com comutação automática de luzes médios/máximos. Tem ainda bancos com aquecidos e ventilados.

Em Portugal o Lexus LC 500h é comercializado desde 120 mil euros – versão Luxury de entrada na gama. Segue-se a versão Sport por 124 mil euros e a mais desportiva Sport+ por 132 mil euros. Se se optar pelos modelos LC 500 com motor V8, aos valores da versão híbrida têm de ser somados 37 mil euros.

PUB

O concessionário Lexus para a região de Coimbra é Centro Lexus Coimbra, com sede na Rua Entre Vinhas, 1.

Related posts