KIA PICANTO GT CUP TEM NOVO CALENDÁRIO

O troféu monomarca Kia Picanto GT surge em 2018 com alterações e novo calendário que inclui provas de velocidade e de montanha.

A organização do Kia Picanto GT Cup atenta às necessidades do mercado e dos pilotos executou algumas alterações ao calendário desportivo divulgado. Deste modo, às provas previstas para os circuitos de Braga, Estoril, Portimão e Vila Real, juntam-se as rampas da Falperra e do Caramulo devidamente integradas nos campeonatos nacionais de Velocidade e Montanha.

Em comunicado os promotores do evento acrescentam que «os ralis não foram, no entanto, esquecidos, com a Kia Portugal e a CRM Motorsport a juntarem esforços na criação de um pacote técnico que permitirá ao Kia Picanto GT Line ser homologado como viatura R1B. Os pilotos que já manifestaram o seu interesse neste kit poderão, deste modo, participar no Campeonato Nacional de Ralis e certificarem-se de que terão um carro vencedor na categoria».

As alterações implementadas tornam o Kia Picanto GT Cup «mais inclusivo» e convidam «miúdos e graúdos a juntarem-se aos mais de vinte pilotos que já confirmaram a sua presença no novo troféu nacional com apoio oficial da FPAK». “Desde o início deste ambicioso projeto que a intenção da Kia Portugal foi sempre a de criar as melhores condições para o surgimento de novos talentos do automobilismo nacional. Mas também para que pilotos mais experientes, ou entusiastas que até aqui nunca tivessem tido contacto com o desporto motorizado, pudessem fazê-lo através do Kia Picanto GT Line desenvolvido para o Kia Picanto GT Cup”, refere João Seabra, diretor-geral da Kia Portugal.

O responsável da Kia Portugal sustenta ainda “acredito que o novo calendário e alterações efetuadas reforçarão o interesse evidenciado à partida no troféu, mas também no carro de competição que se encontra a ser desenvolvido em parceria com a CRM Motorsport».

«No plano competitivo, as provas de velocidade e de montanha definidas para este primeiro ano do Kia Picanto GT Cup colocarão certamente em evidência a destreza ao volante de todos os concorrentes, bem como as suas apetências comunicacionais, em eventos tradicionalmente marcados pela enorme adesão do público e enquadrados em calendários desportivos internacionais. São disso exemplo as rampas da Falperra e do Caramulo, tal como a passagem pelo circuito de Vila Real”, acrescenta, João Seabra.

Homologação R1B

O responsável da marca sublinha também que “a criação de um kit de ralis com homologação R1B permitirá que o Kia Picanto GT Line utilizado no troféu seja encarado como uma solução competitiva por uma importante fatia de pilotos unicamente interessada nesta modalidade e que não se reviam no programa inicialmente proposto”.

Por outro lado, Tiago Raposo Magalhães, responsável da CRM Motorsport ciente da relevância deste novo quadro desportivo explica: “Após termos recebido inúmeros contatos de pilotos interessados em participar no Kia Picanto GT Cup, mas que, por motivos distintos, não se encontravam plenamente satisfeitos com o calendário desportivo anunciado, optámos, em conjunto com a Kia Portugal, pela sua reformulação. O novo programa reúne o maior equilíbrio entre o interesse desportivo e mediático definido à partida, e reduziu ainda mais os custos de participação no troféu”.

O promotor do mais recente troféu monomarca que se realiza em Portugal sublinha que “do mesmo modo, o desenvolvimento e disponibilização de um kit de ralis demonstra a abrangência do Kia Picanto GT Cup e ainda o desejo da organização em torná-lo o mais versátil possível, caso único no atual quadro do desporto motorizado português”.

No seguimento da transformação que está a ser realizada no Kia Picanto GT Line «para troféu, estamos certos de que a versão de ralis pesará menos do que os 1030 kg a que obriga o regulamento, o que nos permitirá assegurar uma melhor distribuição do conjunto. Junte-se a isso as indicações do propulsor, e o investimento efetuado no reforço da estrutura da carroçaria, e temos todos os motivos para estarmos confiantes na qualidade do resultado final”, revela João Seabra.

Primeiro contacto com a pista é em Fevereiro no Circuito do Estoril

Além do apoio da Kia Portugal e da CRM Motorsport, muitos são os parceiros nacionais que têm colaborado no desenvolvimento da versão de competição do Kia Picanto GT Line – um trabalho decisivo para o êxito do Kia Picanto GT Cup.

“Não posso deixar de manifestar o meu especial agradecimento a todos os que se juntaram a nós neste projeto e têm contribuído para fazer do Kia Picanto GT Line um grande carro de competição. Deixa-nos particularmente orgulhosos o fato de se tratarem de empresas portuguesas que espelham o que de melhor se faz internamente no departamento da competição automóvel”, destaca João Seabra.

Os dois protótipos que desde 3 de janeiro estão a ser construídos terão o primeiro contacto com a pista a 7 de fevereiro, no Circuito do Estoril, durante teste privado organizado em conjunto pela Kia Portugal, CRM Motorsport e restantes parceiros.

Calendário Kia Picanto GT Cup

6 de Maio – Estoril Delivery Day

11 a 13 de Maio – Rampa da Falperra

23 a 24 de Junho – Racing Weekend Vila Real (c/ WTCC)

14 a 15 de Julho – Rampa do Caramulo

15 a 16 de Setembro – Racing Weekend Braga 2

26 a 28 de Outubro – Racing Weekend Portimão

16 a 18 de Novembro – Estoril Racing Festival

Related posts

Leave a Comment