‘JOINT-VENTURE’ MAZDA/TOYOTA INSTALA-SE EM ALABAMA (EUA)

O governador do Alabama Kay Ivey e o Mayor de Huntsville Tommy Batalha juntaram Mazda e Toyota para anunciar que estas construtoras selecionaram Huntsville, Alabama, como o local da nova fábrica de ‘joint-venture’. A unidade fabril terá capacidade para construir 300.000 veículos por ano, com produção dividida igualmente entre duas linhas de montagem para cada empresa, para produzir o modelo crossover Mazda, que será introduzido proximamente no mercado norte-americano, e o Toyota Corolla.
A ‘joint-venture’ representa um investimento de US$ 1,6 bilhões que Mazda e Toyota planejam fazer com contribuições de financiamento em partes iguais. O local da nova fábrica em Huntsville, localiza-se a cerca de 14 km do Alabama (onde está outra fábrica da Toyota a Toyota Motor Manufacturing, Alabama, Inc.). Com a construção deste empreendimento está prevista a criação de 4.000 postos de trabalho e a produção deverá arrancar em 2021.
“A parceria entre a Mazda e Toyota expandirá a manufatura de automóveis inovadores no Alabama”, disse o Governador Kay Ivey. “A decisão de localizar esta nova fábrica em Huntsville é um testemunho para a força de trabalho talentosa em nosso estado. Estamos orgulhosos por esta parceria colocar o Alabama na vanguarda da tecnologia na dinâmica indústria global”.
“Com este anúncio, o nosso mundo muda da noite para o dia”, revelou Tommy Batalha, presidente da câmara municipal de Huntsville. “Mazda e Toyota, dois dos mais inovadores construtores do mundo criam um legado que irá proporcionar emprego por décadas em Huntsville, Alabama.
Para a Mazda, a fábrica surge num ano cheio de significado e que marcará o início do segundo século de operação e a segunda metade de século de vendas nos EUA a construtora está a aprimorar o seu compromisso com o mercado norte-americano e vai concentrar esforços na produção e aumentar as vendas no país”, sustentou Masamichi Kogai, presidente da Mazda.
“A Mazda faz carros com uma clara visão de como nós queremos inspirar as pessoas, contribuir para a sociedade e ajudar a preservar a beleza da terra. Ao fazer tais carros aqui no Alabama, esperamos que ao longo do tempo a nossa fábrica venha a ocupar um lugar especial nos corações dos nossos funcionários e da comunidade local”, acrescentou.
Para a Toyota, esta joint-venture fábrica será sua 11.ª fábrica dos EUA, e representa um investimento de US$ 10 bilhões de dólares ao longo dos próximos 5 anos.
“Os nossos investimentos para estabelecer uma nova fábrica com a Mazda surgem sobre o forte sucesso que temos desfrutado no Alabama onde produzimos motores para o mercado norte-americano”, disse Akio Toyoda, presidente da Toyota. “A partir de 2021, estou confiante que iremos ter uma fábrica altamente competitiva, reunindo a experiência da Toyota e Mazda, bem como, o excelente trabalho de Alabama”.
Nos próximos meses, após a obtenção de aprovações e autorizações necessárias, a nova ‘joint-venture’ será estabelecida estando o início da produção previsto para 2021.
Na sessão estive em representação da Mazda Motor Corporation, o presidente e Chief Executive Officer Masamichi Kogai e pela Toyota Motor Corporation, Akio Toyoda presidente.

Related posts